Correio da Tarde repercute evolução da comunidade Bom Jesus
Comunidade se organiza para receber novos investimentos
* Jornal Correio da Tarde
* Jornal Correio da Tarde
O vice-prefeito de Campo Grande, Caramuru Paiva, e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Diogo Almeida, estiveram participando ontem de reunião com o Servi Brasileiro de Apoio as Micros e Pequenas Empresas (SEBRAE) e a Fundação Banco do Brasil, analisando as condições técnicas para implantação de uma fábrica de castanha no Bom Jesus.A comunidade aparece como uma das prioridades da atual gestão no item geração de emprego e renda.
De acordo com o vice-prefeito, são muitos os projetos que serão implantados no Bom Jesus até o final de 2010. O prefeito Bibi de Nenca já tem assegurada a reforma do posto de saúde, a construção de quadra poliesportiva, a reforma e ampliação da escola e a adutora do Sertão. "Outros projetos em fase de implantação são os do Telecentro de Inclusão Digital e o do Cine Mais Cultura, em parceria com o Ministério do Cultura e a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário", acrescentou Caramuru.
Água para o consumo humano tem sido outro problema que estaria praticamente resolvido na comunidade. Ele disse que os moradores, através de parceria, já conseguiram construir uma cisterna de 16 mil litros em cada residência da comunidade, através da ASA e do Ministério do Desenvolvimento Social. Ele destacou a importante conquista que é a Adutora do Sertão, que suprirá de vez a demanda local trazendo o líquido água da barragem de Umari para dentro de cada moradia, por meio de projeto de R$ 1,4 milhão conquistados num grande arranjo institucional liderado pela Prefeitura de Campo Grande. A parceria é com o Programa Desenvolvimento Solidário, SEMARH, PDHC, FUNASA, associações, conselho do FUMAC, lideranças políticas e Núcleo Sertão Verde.
Através de contrato com o Governo Federal, por meio do PDHC, a comunidade dispõe da presença semana de dois técnicos, sendo um agrícola e uma pedagoga, contratados junto ao Núcleo Sertão Verde, realizando trabalho consiste de apoio para a integração associativa e por outros mecanismos no desenvolvimento de atividades produtivas agroecológicas.
Segundo o vice-prefeito, um dos segredos de tantas conquistas sociais tem sido a melhoria no nível de organização social e busca pelos direitos coletivos. A exemplo do que acontece na associação, a reunião de pais, mães e mestres da escola local é a mais concorrida de todo município. O professor Chico Moura, diretor da unidade escolar, destaca a participação como melhor do ponto de vista qualitativo. "Eles vêm e realmente conversam com a escola". Isto é cidadania.
Fonte: Jornal Correio da Tarde, Caderno Estado, 30/09/09
Nenhum comentário:
Postar um comentário