O que está procurando?

quarta-feira, 30 de junho de 2010



Política para o individual ou para o coletivo ?
* Caramurú

O nosso mandato de vice prefeito tem sido um verdadeiro carbureto nos meus conceitos. Temos aprendido nas ações realizadas através da nossa atuação e nos feedback da população e dos políticos. Neste artigo, refletiremos juntos sobre o objetivo final da atuação de uma personalidade pública. Faremos isto a partir de duas situações vividas.

No primeiro caso, uma situação do tipo ‘primeiro eu, do contrário, não tem valor’. Esta semana ouvi uma amiga dizer-se com raiva de mim porque, segundo ela, meu erro seria ter trazido 100 cheques reforma e não lhe ter dado um. Neste caso, de nada valeu uma centena de famílias ter resolvido problema da casa porque ela não foi inclusa. É aquela pessoa assim que “só é bom, se for primeiro eu”. Neste caso, quem trabalha passa a ser mais errado do que quem nada trouxe e, portanto, não a chateou.

Na outra extremidade desta visão, recebi uma mensagem de Lygia Azevedo que dizia mais ou menos assim: “estou achando que você precisa ir mais vezes a Brasília. Acabei de ouvi-lo na rádio e vi quantas coisas boas conseguiu para nossa cidade. Finalmente tenho visto um vice prefeito que trabalha”.

A emoção foi tanta que respondi da seguinte maneira para a professora Lygia Azevedo: “Nada do que eu trouxe beneficiará diretamente você ou um parente próximo e, no entanto, você comemora uma melhoria comunitária. Cidadã é a palavra mais próxima no meu parco vocabulário para elogiar uma postura tão substantivamente dedicada ao bem comum”.

Qual a diferença das duas ? Quem está certa ? A função política só tem efetividade se resolver a sua situação em detrimento da maioria ? Ou será que a maioria estando atendida eu posso ter a minha vida melhorada ? Você aplaudiria um benefício que chegou para alguém semelhante a tu, mas não chegou para ti ? Um investimento quantitativamente insuficiente para atender todos/as deve ser buscado ou deve-se trazer somente quando o alcance for total ?

Esta é uma reflexão educativa que desejo ver sendo feita para quem sabe ao final do nosso mandato, possamos aprender mais e melhorar a nossa prática. Mas é nossa intenção aumentar o aprendizado e fazer a sociedade refletir sobre as expectativas na classe política e o que terminam provocando na medida em que fazem da política uma letra de forró comercial: “primeiro eu, segundo eu, terceiro eu”.



O Rio Upanema reforça que conceito de natureza não é natural
* Caramurú

O debate aberto sobre a salvação do Rio Upanema me fez sugerir o livro ‘Os (des)caminhos do meio ambiente’, de Walter P. Gonçalves. Na obra, o autor destaca que o conceito de natureza é uma criação social que dá base para o conceito de desenvolvimento de uma sociedade tornando-se responsável pelos avanços e problemas gerados.

Gonçalves cita exemplos de como as expressões populares trata de maneira depreciativa a natureza. A mulher piranha, o homem cachorro, a pessoa burra, etc. Estas expressões vão criando um tipo de antropocentrismo fatalista na qual o homem sente-se sujeito e entende a natureza como objeto. Entretanto, termina sofrendo efeitos da própria ação.

O livro ainda busca a razão da mudança de relação homem-natureza. Numa linha do tempo se remonta a idéia que a sociedade européia criou a maquinofatura, ou seja, idéia pela qual a razão técnica é única. Esta lógica consolidou o capitalismo como forma de produção em escala cujos papeis dos trabalhadores, a partir das entradas das máquinas no esquema de produção, passou a ser fragmentados e alienados. Daí o taylorismo. O modelo exige a disponibilidade permanente de energia e, portanto, um grande domínio sobre a natureza. Neste caso, segundo o autor, a técnica passa a sobrepor a sociedade, quando deveria ser o inverso.

Outra abordagem importante da obra, é que o autor aprofunda a questão da importância do conceito de natureza como conceito-chave em cada cultura. Destaca que na sociedade ocidental desloca o homem do conceito de natureza, passando esta a ser representada por tudo que é inferior ou selvagem, capaz de ser dominada. O perfil dela é branca, européia, machista e burguesa. Estes conceitos tornam naturais as práticas de dominação que se complementa nos casos não resolvidos, os europeus trataram os choques culturais com a escravidão.

Finalmente, num capítulo chamado ecologia, liberdade e igualdade: autonomia; o autor foca o momento atual como de crise em todas as dimensões: econômica, jurídica-política, de valores, normas e culturas. A contradição que gera a cria, segundo o texto, tem origem na falência da perspectiva que os iluministas faziam da razão emancipadora. Em nome da razão ideológica, se oprime e devasta. Portanto, conclui que a razão se perde nas múltiplas dimensões compreendidas a partir da construção-chave do conceito de natureza.

A alternativa proposta pelo autor, a ecologia, propõe mudanças no campo do saber, buscando a integração do viés interdisciplinar com as normas e valores; e o estético cultural. Desta forma passa pela democracia e a política. O autor enfoca que a transformação não pode ser dada apenas pela ciência e a tecnologia têm que refazer as sociedades, os homens e a o conceito de natureza. Para Gonçalves é preciso criar a igualdade no respeito à diversidade.
Diante das posições se observa um olhar da crise ambiental por um viés da construção histórica, social e cultural. Este enfoque sugere uma saída por dentro do mundo da ciência, alargando-o para interdisciplinaridade e o diálogo com a sabedoria popular que está fora dos muros das universidades. Esta perspectiva parece razoável quando consideradas as soluções apresentadas muito mais como novos paradigmas do que propriamente o apontamento de saídas para o quadro caótico que é descrito.

Portanto, se avançar das premissas para a realidade concreta é possível encontrar diversas experiências bem sucedidas que fazem o caminho inverso, corroborando para superação da crise atual por meio de experiências ambientalmente sustentáveis, economicamente viáveis e socialmente justas. Estão espalhadas por todo Brasil, realizadas geralmente por grupos e até em redes que certamente podem dá consistência às novas idéias que se por um lado renovam o campo das idéias por outro não avançam nas buscas e nos exercícios das soluções.

Em suma, sugiro que os interessados e interessadas no debate do Rio Upanema e noutras questões ambientais leiam esta preciosa obra.



Arraiá Na Pisada do Sertão se apresentará em Campo Grande
* Caramurú

A quadrilha estilizada da vizinha cidade de Triunfo Potiguar é uma das atrações do encerramento do Terceiro Arraiá do Povo Feliz, de Campo Grande, no dia 03/07. O grupo tem a presença de muitos jovens da nossa cidade, como é o caso de Athala Trajano. Os elogios sobre a apresentação feita em Triunfo foram muitos o que aumentou a expectativa da população local sobre a coreografia dos nossos hermanos.

Planos Territoriais lançados
* Blog do Johanis

Aconteceu hoje o lançamento dos Planos Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável - PTDRS - que teve o trabalho coordenado pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento Territorial/MDA .
.
O evento foi realizado durante todo o dia no Hotel Parque da Costeira, na Via Costeira, em Natal.
Os PTDRS são projetos vinculados aos Territórios da Cidadania, programa do Governo Federal que atua em todo o país desenvolvendo ações voltadas para o desenvolvimento territorial.
.
Os Planos são lançados após sua elaboração dentro das atividades promovidas pelos TC nas regiões Potengí, Trairi, Açú/Mossoró, Sertão do Apodí, Mato Grande, Seridó e Alto Oeste.
.
O referido documento contextualiza os Territórios integrado pelos seus municípios, evidenciando aspectos históricos, geográficos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, político-institucionais, científico e tecnológicos, plano este construído numa metodologia participativa juntamente com o colegiado do Território em oficinas e encontros.
.
Presentes ao evento representantes de todos os Territórios do RN, o Potengí esteve presente com uma comitiva.

Torcida Brasil/Campo Grande em Felipe Guerra/RN

A seleção fica mais abençoada com a força do Pr. Deusdete e sua esposa Verônica


Acabou o suspense
* Blog do Johanis

Convenção do PSB define...
Iberê Ferreira Governador e Vagner Araújo Vice-Governador..
A coligação terá o nome de "A Vitória do Povo".

* Imagem e matéria reproduzidas do Blog do Johanis

Torcida Brasil/Campo Grande em Natal/RN

Naide Araújo e a torcedora mais jovem do Brasil


Vereadora Lucélia é escolhida suplente de Hugo Manso
* Caramurú

A candidatura de Hugo Manso para o Senado Federal foi confirmada na convenção petista e trouxe boa novidade até na escolha da suplente. Para este posto foi indicada a companheiravereadora Lucélia Ribeiro, vereadora petista na cidade de Patu. As enquetes municipais colocam a parlamentar com destaque entre os mandatos. No primeiro exercício político Lucélia conta no currículo uma luta vitoriosa no sindicalismo em prol da educação pública.

Angela Felipe é destaque na Revista Ambientes:
* Revista Ambientes

"Para Ângela Felipe, a verdadeira arte é aquela que alimenta a alma e satisfaz a necessidade de contato com o que há de belo. É assim, com telas que são puro encantamento e que elegem o feminino como tema, que a pintora alcança o coração."

Afeto, amor, cumplicidade, encantamento. Ângela Felipe tomou de empréstimo estes valores belos e universais para dar nome a suas obras. Assim, dá uma existência concreta à ideais extremamente subjetivas, mas que todos nós sabemos bem o que significam e qual sua importância. Nada que precise ser muito explicado ou repensado, apenas sentido. Talvez sua inclinação para essa pintura, que alcança diretamente o coração, seja também uma coisa assim, bastante natural, como a própria artista nos conta: "Nasci em Campo Grande, uma pequena cidade do interior do Rio Grande do Norte. Quando eu tinha 11 ou 12 anos, minha mãe queria saber o que eu queria ser, se já tinha algum querer fortalecido". Ela perguntou: "O que você tem vontade de fazer quando crescer?" Respondi: "Pintar!" "Mas pintar o quê?" "Quadros". "Quadros? Você já viu alguém pintando quadros?". Não. Jamais Ângela vira um pintor em atividade.

Foi só aos 15 anos que teve seu contato inicial com os pincéis, pelas mãos de sua primeira professora, Dona Ivete Veras. A técnica evoluiu para a arte que hoje realiza, o óleo sobre tela. Depois, o trabalho com tinta acrílica passou a dividir sua preferência, além dos estudos mais acadêmicos em desenho, já na capital. Mas a força criativa, aquela da infância jamais ficou para trás. É o que sempre impulsiona as ideais. "É um período da vida onde inventamos o tempo todo", define. Já o estilo e as cores vieram com a maternidade, quando deu à luz sua pequenina Flora.

Gosto de pintar o universo feminino e explorar as dimensões que ele oferece. O afeto, sensualidade, a gravidêz, o carinho e o amor estão presentes em suas telas, habitadas por seres curvilíneos e vibrantes. Ela também se sente bem em fazer objetos, daqueles do cotidiano, como cadeiras, mesas, baús, máscaras. "Trabalhar objetos é como deixar a mente mais vazia e, ao mesmo tempo, atenta ao que o objeto sugere. Há uma riqueza de possibilidades", reflete. E essa interpretação acerca dos objetos traz na bagagem toda a influência da passagem que Ângela Felipe teve pelos bastidores do teatro, explorando um pouco os campos do figurino e do cenário.

Além da pintura, outra experiência que tem sido significativa é conhecer um pouco de cerâmica, graças à convivência no atelier da artista Adriana Lopes. Falando nisso, seu próprio atelier será inaugurado ano que vem, com toda a sua produção. E ela já planeja voos mais altos, "saindo da toca", como diz, para expor mais suas obras - a começar por sua cidade natal, onde toda essa trajetória começou. Com afeto, amor, cumplicidade e encantamento."

* Revista Ambientes, ano IV, número 16, 2010.

Há tempos Upanema pede Socorro
* Caramurú

Tempos românticos aqueles de 1988 quando o PT lançou duas candidatas para as prefeituras de Campo Grande e Upanema. Na cidade vizinha o slogan era "Upanema pede Socorro". A candidata era nossa Socorro Oliveira, discípula da teologia da libertação de Pe. Pedro Neefs.

Passados mais de vinte anos, quero parabenlizar a minha maravilhosa amiga Socorro, neste dia de transcurso de seu aniversário, como uma música de Zé Vicente tão cantada nas capacitações do CECAPAS:

Utopia

Quando o dia da paz renascer
Quando o Sol da esperança brilhar
Eu vou cantar

Quando o povo nas ruas sorrir
E a roseira de novo florir
Eu vou cantar
Quando as cercas cairem no chão
Quando as mesas se encherem de pão
Eu vou cantar
Quando os muros que cercam os jardins, destruídos
Então os jasmins vão perfurmar
Vai ser tão bonito se ouvir a canção
Cantada de novono olhar da gente a certeza de irmãos
Reinado do povo (2x)
Quando as armas da destruição
Destruídas em cada nação
Eu vou sonhar
E o decreto que encerra a opressão
Assinado só no coração
Vai triunfar

Quando a voz da verdade se ouvir
E a mentira não mais existir
Será enfim
Tempo novo de eterna justiça
Sem mais odio sem sangue ou cobiça
Vai ser assim

Vai ser tão bonito se ouvir a canção
Cantada de novono olhar da gente a certeza de irmãos
Reinado do povo (2x)

Vox Populi confirma IBOPE e dá liderança para Dilma
* Caramurú

Ontem mais um Instituto de Pesquisa colocou a presidenciável consolidando-se no primeiro lugar e abrindo 5% de vantagem sobre Serra. A intenção do brasileiro e da brasileira pode ser traduzido no slogan "manter o rumo, avançar no sonho".

Aniversariantes do mês de Santana - 01/07

Ritinha Morais, colega dos tempos de menores aprendizes no BB e amiga de sempre

Oscarina Caldas, um dos troféus do Cursinho Abrindo Caminhos



Lançamento dos planos territoriais reúne mais de 300 pessoas em Natal
* Caramurú

Durante todo dia desta quarta-feira aconteceu o lançamento de 7 planos territoriais de desenvolvimento rural sustentável. A evento contou com uma solenidade com diversas autoridades das 3 esferas de governos e representantes dos 10 territórios do Rio Grande do Norte.

A conclusão dos planos se deu depois de quase dois anos de construção das principais prioridades e diretrizes territoriais. De acordo com Humberto Oliveira, Secretário Nacional do Desenvolvimento Territorial, o Rio Grande do Norte está dando passos largos na política dos Territórios da Cidadania. "Através deste programa o país está voltando a planejar e agora com muito mais participação social", concluiu.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Iberê Ferreira de Souza, foi representado pelo Secretário Estadual de Agricultura, Chagas Azevedo. Segundo este, o Governador só não participou devido a uma urgência na assinatura de convênios em Brasília, mas confirmou que a ação conta com o total apoio da sua gestão. Os municípios foram representados pela FEMURN através do prefeito Ederson Paiva, de Arês.

Na ocasião foi feita a apresentação da Coordenação Política da Rede Nacional dos Territórios Rurais cujas representações do Rio Grande do Norte são feitas pela Fabiana da FETARN, como sociedade civil; e nossa participação enquanto poder público. O município de Campo Grande foi representado pela líder comunitária Liliana Almeida que registrou presença junto com o Secretário Nacional, Humberto Oliveira; Rosane Gurgel, do PDHC; e Espedito Rufino, diretor do PDHC/MDA.

Aniversários especiais de 30/06

Luiz Carlos, técnico do Sertão Verde e professor do Cursinho

Gil, filha de Dora da Comunidade Rural Pitombeira



Mãe de aluna pede destaque para professora Cleide Medeiros
* Caramurú

De acordo com o desempenho dos alunos e alunas mediante os testes da Provinha Brasil 2009, a professora Cleide Medeiros teve o terceiro melhor resultado ao lado de Ozana Viana e superior a dezenas de outras profissionais da rede municipal de ensino. O resultado da educadora confirma a máxima de Guimarães Rosa que dizia “mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende”.

Participante voluntária do Projeto Ultrapassando Fronteiras, Cleide Medeiros é uma das sete professoras que topou ingressar num processo de formação pós-construtivista que surgiu a partir uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo Federal através do PDHC/MDA. A partir desta ação, novas técnicas e novos métodos estão sendo com exclusividade na Escola Ieda Medeiros Saldanha, única no RN.

O resultado gerado em 2009 elevou para 95% o percentual de alunos e alunas alfabetizados nas turmas de primeiro ao quinto anos. A evasão escolar também caiu para zero. Neste contexto é que se inclui o comentário da mãe da aluna Letícia, a amiga Fernanda Souza, viúva de Beto de Sr. Benone. Sempre discreta e muito sofrida, Fernanda amarga três dores nas percas da mãe, do pai e do esposo. Entretanto a leitura da minha matéria sobre a Escola Ieda Medeiros lhe fez perder a timidez e me procurar.

Fernanda contou dos problemas psicológicos que a filhinha Letícia passou a viver a partir da perca do pai. “Ela deixou de querer ir para a escola e eu acho que é pelo fato da saudade dele”, resumiu. Segundo a mãe a crise só não fez a menina abandonar os estudos por causa da professora Cleide Medeiros que fez de um tudo e hoje o trauma está sendo superado. “O ensino no Ieda e a professora Cleide estão no nível de qualquer escola particular ou até melhor”, disse.

Depois de citar uma série de detalhes destacando a dedicação da professora Cleide Medeiros, Fernanda me fez um pedido especial. “Se eu pedir para colocar uma coisa no seu blog, você faz ?”, perguntou. “Queria que colocasse uma matéria de reconhecimento para o trabalho da professora Cleide Medeiros”, explicou o objeto do pedido ora atendido. Aliás, faço meu o merecido parabéns para Cleide e todas que atuam nesta nobre profissão que vive a melhorar a vida das muitas Letícia.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Robnho comemora seu primeiro gol da copa, o oitavo contra o Chile

Brasil 3x0 Chile

*Kercio Henrique
Como é bom vencer um Argentino! Aliás um brasileiro vencer um argentino tem se tornado redundância. A vitória da nossa SELEÇÃO ontem só não foi melhor ainda, porque tivemos que eliminar uma seleção também Sul-Americana. Mais foi um show de SELEÇÃO! Kaká jogou muito bem, Luis Fabiano sempre presente pra balançar as redes e Lúcio?! UM MONSTRO! Como tem sido sempre. Sigo achando que Robinho ainda não jogou tudo, mais fez o suficiente pra deixar o dele e garantir os 3x0.
Não tem como negar o BRASIL chegou...E é contra grandes adversários que nossa SELEÇÃO cresce. Que venha a Holanda e que vá a Holanda depois do jogo, direto pra casa. O HEXA se aproxima meus amigos, SÓ FALTAM 3. Tomaaa Bielsa \o/ #GOBRASIL

www.twitter.com/KercioH

Aniversariante pós vitória do Brasil - 29/06

Leandro Bezerra, estudante e sobrinho do craque e goleador Roberto de Nazareno

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Torcida Brasil/Campo Grande em Campo Grande/RN

Daianny Castro e sua torcida regada a muita cerveja, como pode se ver

A filantropia de Zé Vieira
* Caramurú

Parece que não foi apenas os amigos de infância que reencontraram Zé Vieira naquela missão do Notícias do Sertão onde encontramos ele hoje trabalhando como gerente do posto de combustível ALE Emaús, na saída de Natal. A sociedade campograndense também ganhou com a descoberta.

Na manhã de hoje o nosso Secretário de Ação Social, Ranieri Moreno, pediu para divulgar o gesto de bondade de Zé Vieira pela doação de uma cadeira de rodas para uma criança do município. Discreto como sempre, Zé Vieira pediu para não noticiar a sua atitude. Entretanto, o secretário considerou que a nobreza merecia destaque.

Sem sombras de dúvidas, o vice prefeito acha a mesma coisa e pensa ser este um exemplo para outros tantos. Combinei com Zé Vieira no mês passado, para dentro Festa de Santana, voltarmos a reunir os amigos de infância num bom jogo regado a churrasco. Agora temos ainda mais motivos para comemoração.


PAIS começa instalação do primeiro de 9 projetos de irrigação em Campo Grande
* Caramurú

Nesta terça-feira serão reunidas as 9 famílias beneficiárias do Projeto PAIS (PETROBRAS/PDHC/Núcleo Sertão Verde), na comunidade de Riacho de Baixo, para implantação do primeiro sistema que envolve irrigação e criação de galinha caipira. As orientações técnicas serão da engenheira agrônoma Rachel junto com os técnicos Luiz Carlos, Dayse Araújo e nossa colaboração na pouca clorofila que ainda resta no nosso currículo.

A programação que terá duração do dia inteiro contará com a presença do prefeito Bibi de Nenca que vai abordar sobre a integração das futuras produções com o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE. Este programa consiste numa lei federal que obriga a compra de pelo menos 30% das aquisições da Prefeitura Municipal serem feitas junto a agricultura familiar. "Queremos comprar tudo no município, se for possível. Para tanto já estamos tocando os estudos necessários", informou Bibi de Nenca.

As famílias e comunidades atendidas pelo sistema de produção agroecológica do PAIS em Campo Grande são: Demar de Basto (Morcego), Neci Batista (Morcego), Roberto de Nazareno (Campo de Aviação), Sr. Manoel (Riacho de Baixo), Pedro de João Carneiro (Silva), Selma (Cabeça do Boi), Maria de Pedro (Caiana), Ubirajara de Deda (Pitombeira) e Cosme da Verdura (Campo de Aviação).

Torcida Brasil/Campo Grande em Mossoró/RN

Gledson Góes Peças (à direita) batendo um bolão na seleção Brasil/Mossoró


Enquete mostrou 71% de audiência para rádio local
* Caramurú

A sintonia entre quem visita o Notícias do Sertão e ouve a FM Independência é total. Na última enquete pode-se comprovar com 71% dos participantes dizendo que escuta a rádio local, sendo 48% eventualmente e 23% diariamente. Para 29% das pessoas que votaram a emissora nunca é ouvida. Na próxima levantaremos as audiências dos programas.

Torcida do Brasil/Campo Grande em Natal

Thatiane Albuquerque, irmã de Josenubia Fernandes, é força para a nossa seleção em Natal

ùltima RODADA de fotos do SAIA com saudades da festa

Clébia de Daura e Leilinha Vieira curtiram Saia

Dayara Fernandes, Vitória, Marielly e cia não desgrudaram os olhos de


Pe. Tarcísio, Bibi de Nenca e eu que também sou filho de Deus


Túnel do tempo: o trio de 2008



Contemplação da maior banda de forró do Brasil

Uma e saudosa RODADA de fotos da festa do SAIA

Cerca de 6 mil pessoas viram Saia Rodada em Campo

Natália, a coelhinha, agradeceu o carinho de 4 anos que CG lhe deu


Prefeito Bibi de Nenca tornou histórico o 3º Arraiá do Povo Feliz

Multidão provou que adora a Banda Saia Rodada






Lançamento dos PTDRS acontecerá nesta quarta-feira, em Natal
* Caramurú

Os Planos Territorias de Desenvolvimento Rural Sustentável foram elaborados durante cerca de quase 1 ano através dos comitês dos 08 Territórios Rurais e da Cidadania que existem no Rio Grande do Norte. O trabalho coordenado pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento Territorial/MDA será lançado na próxima quarta-feira, a partir das 9 horas, no Hotel Park da Costeira em Natal.

O Território Sertão do Apodi levará uma comitiva de 17 pessoas, representantes de uma quantidade igual de municípios que participam do comitê territorial que tem o apoio e a coordenação do Projeto Dom Heldér Câmara/SDT/MDA. Dentre estas representações, a cidade de Campo Grande terá 02 participantes que também levarão amostras de produções de hortaliças orgânicas e produtos de limpeza produzidos na comunidade rural do Campo de Aviação.

O município de Campo Grande tem a participação confirmada da Presidente da Associação Comunitária do Campo de Aviação - UNIFAG, Liliana Almeida (foto), nossa e aguarda a confirmação do prefeito Bibi de Nenca.

Charge enviada pelo PT Mossoró



Livro sobre as eleições 2010 tem lançamento na quinta, 1º de julho
* BDCOM

Jarbas Bezerra e Lígia Limeira lançam livro sobre Direito Eleitoral na próxima quinta-feira, 1º/07, às 19h, na livraria Siciliano do Midway Mall. Intitulado “Manual Prático das Eleições”, a obra está na quarta edição e traz comentários à Lei 9.504/97, a chamada Lei das Eleições, sob a ótica das resoluções editadas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

O “Manual Prático das Eleições” mostra-se uma forte ferramenta para quem vai atuar nesta campanha, diante das alterações promovidas pela minirreforma eleitoral nas regras que nortearão o processo eleitoral deste ano. As principais novidades para este pleito são a Internet como meio de propaganda e de arrecadação de recursos e a Lei Complementar nº 135/2010, mais conhecida como Lei da Ficha Limpa.

“Nesta 4ª edição, o Manual Prático das Eleições segue fiel ao propósito de desmistificar a nebulosidade que dá contornos à linguagem jurídica, imprimindo compreensão e objetividade às regras encartadas na Lei das Eleições e nas resoluções emanadas do Tribunal Superior Eleitoral”, argumentam os autores.

Jarbas Bezerra é Juiz Titular da 11ª Vara Criminal e Juiz-Assessor da presidência do TJ/RN. Já foi Promotor de Justiça, Juiz Eleitoral, Membro da Corte Eleitoral do TRE/RN e Diretor da Escola Judiciária Eleitoral (2007/2008).

Lígia Limeira é servidora da Justiça Eleitoral, membro Titular do CTCI - Comitê Técnico de Controles Internos da Justiça Eleitoral no TSE, Especialista em Direito Administrativo e Gestão Pública, Bacharel em Direito e Bacharel em Ciências Contábeis.
* Matéria e imagem enviadas por BDCOM



Fátima Bezerra define slogan de campanha
* Caramurú

Ontem o Partido dos Trabalhadores realizou a sua convenção estadual na Escola Estadual Régulo Tinôco (em frente ao Machadão). A deputada federal Fátima Bezerra deu largada na luta pela reeleição, tendo como slogan Manter o rumo, Avançar no sonho.

A convenção petista vai homologar os nomes dos candidatos a deputado federal e estadual, além do nome de Hugo Manso ao senado. Também vai confirmar a aliança com o PSB - Partido Socialista Brasileiro e o apoio à reeleição do governador Iberê Ferreira.

Aniversariante que será presenteada por Kaká - 28/06

Márcia Jales, estudante

domingo, 27 de junho de 2010


Sai a lista dos/as 60 selecionados/as para empresa têxtil que está se instalando em Campo Grande
* Caramurú

Está abaixo relacionado os 60 nomes aprovados na entrevista de trabalho. Segundo Neuzamar, chefe de recursos humanos, a próxima etapa acontecerá na próxima quarta-feira quando o técnico do SEBRAE fará triagem de 40 para começar o curso de indústria têxtil no início de julho e os 20 nomes que sobrarem ficarão para a segunda turma, em agosto.

A meta é contratar com carteira assinada 60 pessoas até o final do ano e dobrar o número em 2011. A marca é histórica para o município de Campo Grande e a vinda da empresa se tornou possível graças ao apoio forte do prefeito Bibi de Nenca junto com os vereadores Vagner Souza e Arnaldo Bezerra. Nesta iniciativa demos a nossa colaboração na medida que trouxemos o empresário para a conversa e conseguimos sede e parte da infra-estrutura com as colaborações da Associação Casa e Cidadania e Núcleo Sertão Verde.

Segue abaixo a lista das 60 pessoas selecionadas:

1. Ana Lorena Alves de Azevedo Fernandes
2. Andiara Iasmim B. Fernandes
3. Andréia Francisca Medeiros da Silva
4. Antonia Batista da Silva
5. Antonia Ferreira da Silva
6. Antonia Gilka Freire de Souza Vieira
7. Antonia Juliane Miranda de Souza
8. Antonia Lucélia da Silva Almeida
9. Antonia Magna Vieira
10. Antonia Patrícia Almeida e Silva
11. Antonia Ranielle Rocha da Costa
12. Antonia Zeneide Gondim Dantas
13. Antonio Neirimar de Oliveira
14. Antonio Tadeu de Oliveira Lopes
15. Carla da Silva
16. Cintia Rafaela da Silva Brito
17. Damiana Solange da Silva Oliveira
18. Diego Henrique Fernandes
19. Edna da Silva Vieira
20. Emanuela Luzia Medeiros Vieira
21. Francilene Tavares Galvão
22. Francisca ALexandra da Silva
23. Gilvan Gomes Modesto
24. Irleth Alves de Brito Wanderley
25. Isabelle Kalila de Almeida Pinheiro
26. Ítalo Robean Praxedes de Aquino
27. José Ailson da Silva
28. Kamilla Kalistrata de Souza Almeida
29. Katiucy Batista de Souza
30. Leomar Alves de Brito Wanderley
31. Libânia Vieira
32. Lindoelma Fabrícia Costa dos Santos
33. Luan Vieira de Lucena
34. Lucineide Maria da Costa
35. Luzia Góes de Oliveira
36. Manoel Lindemberg Carlos Fernandes
37. Márcia Medeiros Saldanha Fernandes
38. Maria da Conceição Bezerra da Silva
39. Maria da Conceição Fernandes Pimenta
40. Maria de Fátima Pimenta Cavalcante
41. Maria de Lourdes Neres
42. Maria do Carmo Pereira da Silva
43. Maria do Socorro Pimenta de Lima
44. Maria do Socorro Souza Fernandes
45. Maria Ezileide Canela da Silva
46. Maria Gorete Neres Santana
47. Maria Lucinalva de Brito Ismael Almeida
48. Marta Ligia de Castro Rebouças
49. Maxwel Bezerra Veras
50. Micael Barreto de Araújo
51. Railda Meira Saldanha
52. Rakelyne Vieira Aderaldo
53. Rita de Cássia Medeiros
54. Rita Marleide de Oliveira
55. Sebastião Afonso de Azevedo Neto
56. Severina Emilia Aderaldo da Silva
57. Simone Costa de Melo
58. Wellington Monteiro de Lima
59. Zidemara Gondim Dantas
60. Zideneide Gondim Dantas

A triste sina de Heloísa Helena*

Emir Sader


Heloisa Helena havia feito campanha contra o aborto, embora presidente de um partido que havia se pronunciado a favor. Ao mesmo tempo, ela afirmou que preferia seus 10 minutos na TV Globo do que não renovar a concessão do canal de televisão privado venezuelano feito por Hugo Chavez.
Sabia-se, pelo seu próprio estilo – revelado claramente na campanha eleitoral de 2006 -, que ela atua individualmente e não como dirigente de um coletivo partidário. Recentemente ela questionou o resultado da consulta interna feita para indicar o candidato à presidência. Ela preferia que o PSOL apoiasse Marina, mas rapidamente se revelou, nas negociações, como não havia identidade ideológica e política mínima entre o partido e a candidatura da Marina.
Heloisa Helena tinha afirmado que não faria campanha nas eleições para o vencedor da consulta – Plinio de Arruda Sampaio. Mais recentemente, reafirmou que apóia Marina nas eleições presidenciais, contrariando frontalmente a posição formalmente adotada pelo PSOL. Plinio pediu que ela seja removida da direção do PSOL, pelas posições que tem tomado.

Heloisa Helena disse também que “já entregou sua cota” e que agora se dedicaria ao povo do Alagoas – isto é, à sua candidatura ao Senado. Acrescentou que teria sido usada pelo partido na campanha presidencial.
Uma atitude absolutamente individualista, coerente com o seu comportamento na campanha presidencial, que privilegia sua campanha, que lhe garanta um mandato, independentemente do desempenho do seu partido. Já na campanha para vereadora, Heloisa Helena havia dito que o companheiro de bancada do mesmo partido tinha sido eleito sem mérito, pelos votos dela, que não merecia ter um mandato.

Não será de surpreender se ela fizer a campanha da Marina e, finalmente, se eleita, sair definitivamente do PSOL e se vincular ao PV ou a algum outro partido, ou, se não eleita, se retirar da política.
Uma triste sina de quem pretendia encarnar uma perspectiva mais radical do que o PT e construir um partido com essa perspectiva. Hoje falta ao respeito com o seu partido e com Plinio de Arruda Sampaio e toda sua trajetória de lutas na esquerda brasileira.

*Texto e imagem enviados por e-mail.
**Postado por Simone

ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PT EM APODI





*Simone

Em Apodi, ontem, 26 de junho, ocorreu mais um encontro de formação do PT, com a presença de 32 participantes, entre militantes e simpatizantes do partido. Iniciamos o encontro em pleno clima de copa e festejos juninos com o embalo do Hino do PT e da saudação BOM DILMA! Esse encontro, que foi coordenado por Ana Morais, Piolho e por mim, além das companheiras Luzia e Ecineide (Presidente do Diretório Municipal) , teve como objetivo discutir o contexto histórico, político, social e econômico do surgimento do PT e seus desdobramentos no âmbito local, os programas e ações governamentais e o compromisso partidário dos militantes com uma ação política transformadora tanto junto aos movimentos sociais, quanto no plano institucional.

Dos resultados das discussões provocadas, encaminhamos uma agenda de debates sobre gênero, juventude, organização e fortalecimento partidário, dentre a continuação dos estudos dos módulos do curso, a serem realizados no município como uma estratégia contínua de formação, nos moldes da proposta permanente da política nacional de formação do PT.