11 de Agosto – Dia do Estudante
* Caramurú
* Caramurú
Estudante, que palavras poderiam definir essa condição vivida pelo ser humano? Será apenas uma rápida etapa de nossas vidas? Ou poderemos permanecer nessa condição por toda a nossa existência?
Mesmo sem aprofundar o sentido etimológico que envolve a palavra, observamos que “estudante” tem uma estreita relação com o estado de quem se move, daquele que pratica uma ação, alguém que estuda. Segundo o dicionário Aurélio, estudar é aplicar a inteligência para aprender, observar ou examinar atentamente.
É inevitável não relacionar, também, o estudante com o aprendiz. Mesmo saindo da escola ou da universidade, o homem é um eterno estudante quando aprende na escola da vida que sempre existirão coisas para aprender, coisas para ensinar e coisas para reaprender.
Todo estudante traz dentro de si a capacidade de sonhar, de querer mudar as coisas, de se apaixonar e se entregar pelas suas causas. Milton Nascimento traduziu, de um modo genial, esse sentimento em uma de suas canções: “coração de estudante, há que se cuidar da vida, há que se cuidar do mundo, tomar conta da amizade... Alegria e muito sonho espalhados no caminho... Verdes, planta e sentimento, coração, juventude e fé”.
Nossa mais sincera homenagem a todos os estudantes. Que a esperança de dias melhores seja uma luz a guiar o caminho que cada um pretende trilhar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário