O que está procurando?

domingo, 2 de outubro de 2011

Aniversariante - 02/10

Lilia, da Holanda de Pe. Pedro Neefs

Lilia Holanda: gente pequena que realiza coisas grandes
* Caramurú

A companheira Lilia completa anos neste domingo. E numa data importante como esta a gente pára e reflete mais sobre a contribuição das pessoas para o nosso crescimento coletivo.

A data exige mais do que o reconhecimento registrado. O aniversário de Lilia precise que seja lembrada enquanto política, técnica, militante social e líder comunitária.

A pouca idade impressiona quando se relaciona as conquistas para a sua comunidade: uma fábrica de castanha, aquisição de caprinovinos, implantação de manejo sustentável da mata nativa, investimentos para apicultura, desenvolvimento da cajucultura, beneficiamento de polpa de frutas, telecentro de inclusão digital, etc.

No campo da militância social está sempre presente o que ela fisicamente representa, ou seja, uma pessoa pequena fazendo coisas grandes. Ela estimula a organização social para que as pessoas percebam a força que representam quando estão unidas. A mais evidente destas lutas está na sua participação no movimento em defesa de uma relação justa entre homens e mulheres.

Tecnicamente vem crescendo muito, a partir da oportunidade agarrada no Núcleo Sertão Verde. Primeiro foi técnica do INCRA, depois do PDHC/MDA, seguido da formatura em pedagogia e hoje faz especialização em gestão ambiental pela UFERSA.

Tudo isso constrói um perfil de uma jovem mulher ética e autêntica. Tocadora de ações e extremamente corajosa. A bandeira partidária de uma pessoa com este perfil não podia ser outra: O PT. Em pouco tempo Lilia se tornou uma das maiores lideranças partidárias e atualmente exerce pela segunda vez, o papel de Secretária Executiva do nosso partido.

Pelo começo avassalador é possível imaginar que virão muitos outros sucessos, aliás o grande mestre Pe. Pedro Neefs percebeu bem cedo e certo dia comentou comigo uma frase que nunca mais esqueci: “esta menina sempre foi danada”. Hoje sabemos que sim, graças ao Bom Jesus.

Nenhum comentário: