O que está procurando?

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

CARTA ABERTA AOS CLIENTES - OS BANCÁRIOS ESTÃO EM GREVE. A CULPA É DOS BANCOS!

1          Os banqueiros ganham dinheiro como ninguém neste país, mas desrespeitam tanto os seus funcionários quanto os clientes, os usuários e a sociedade brasileira.

2          Os maiores bancos lucraram mais de R$ 27,4 bilhões somente no primeiro semestre do ano. No entanto, eles propuseram reajuste de 8% aos bancários, o que significa apenas 0,56% de aumento real. Enquanto isso, altos executivos chegam a ganhar até 400 vezes o valor do piso da categoria, mostrando que eles não querem distribuir renda e ajudar o Brasil a se desenvolver.

3          Para atingir esses lucros gigantescos, os bancos pressionam os bancários a vender produtos aos clientes, mesmo que eles não precisem. Exigem metas cada vez maiores, impossíveis de serem atingidas. Por causa dessa pressão e do assédio moral, os bancários estão adoecendo cada vez mais. Mas os banqueiros não querem discutir medidas para preservar a saúde dos trabalhadores.

4          As filas intermináveis nas agências ocorrem porque faltam funcionários. Não é à toa que os bancos são um dos setores que menos geram empregos no Brasil. O Itaú e o Santander reduziram postos de trabalho no primeiro semestre. Os bancários querem mais contratações para acabar com as filas, melhorar as condições de trabalho e garantir atendimento decente aos clientes.

5          Os bancos aqui no Brasil cobram os juros e as tarifas bancárias mais altas do mundo. Eles só “sugam” os clientes e não oferecem contrapartidas sociais ao Brasil e aos brasileiros.

6          Mesmo com esses ganhos, os bancos investem pouco em segurança para proteger a vida de bancários, vigilantes e clientes. Em 2011, 34 pessoas foram mortas em assaltos envolvendo bancos, 11 delas no crime de “saidinha de banco. Os bancários defendem mais equipamentos de prevenção, como porta giratória e câmeras de monitoramento em tempo real, assim como biombos e divisórias individualizadas entre os caixas para garantir privacidade nas operações bancárias, e isenção das tarifas de transferência (TED, DOC) para evitar que clientes sejam alvos de assaltantes.

7          Os bancos estão empurrando as pessoas de baixa renda para os correspondentes bancários, onde o atendimento é precário e não tem segurança. Os bancários querem inclusão bancária para todos os cidadãos, sem precarização, sem exclusão, com qualidade de atendimento, segurança e proteção ao sigilo dos clientes.

8          Por tudo isso, os bancários estão em greve. A luta é para conquistar um emprego decente, com aumento real, valorização do piso, maior distribuição dos lucros, melhores condições de saúde, segurança e trabalho, igualdade de oportunidades e aposentadoria digna, dentre outros itens.


Contamos com o apoio e a compreensão dos clientes e pedimos desculpas por algum transtorno. Não restou alternativa para os bancários, após cinco rodadas de negociações sem receber uma proposta decente dos bancos.


Sindicato dos Bancários de Mossoró e Região
54 Anos em Defesa dos Bancários e da Sociedade


* Imagem www.fmportalegre.com

Nenhum comentário: