O que está procurando?

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

É difícil

Sede da colônia pintada recentemente sem o nome de Pe. Pedro Neefs
 
Ingratidão: Colônia retira homenagem a Pe. Pedro Neefs
* Caramurú

O ex vigário da paróquia de Campo Grande, Pe. Pedro Neefs é uma das maiores pessoas que já pisou em nossa terra. O legado dele está na religião, na ação social, no desenvolvimento rural, na reforma agrária, no respeito às mulheres, idosos, crianças e sociedade em geral. Pela figura inspiradora, o mestre Pe. Pedro Neefs ganha a cada dia novas homenagens. O recente reconhecimento consta de um projeto de desenvolvimento da agricultura familiar que vive no entorno da barragem de Santa Cruz, no valor total de R$ 280 milhões.
Sede da colônia inaugurada há alguns anos com homenagem a Pe. Pedro e presença de Grimaldo (à esquerda)


Na contramão da história a Colônia de Pescadores de Campo Grande, que como um dos expoentes o vereador Grimaldo, apagou a homenagem que antes ela e a Associação do Morcego haviam feito a Pe. Pedro. É uma enorme ingratidão. É um destrato. É um mal a quem tanto fez para erguer a comunidade do Morcego, através do pioneirismo dos projetos comunitários trazidos nos anos 80 que deu o pontapé para começar a construção da associação. É uma contradição fria porque na solenidade de inauguração do então “Centro Comunitário Pe. Pedro Neefs” lá estava o vereador Grimaldo fazendo discurso de elogios a este grande vigário.

Acho que o povo do Morcego e a grande maioria do povo de Campo Grande não concorda com esta atitude de desmerecimento contra o mestre Pe. Pedro Neefs. Quero achar que isto foi uma ação impensada ou, pelo menos, extremamente infeliz. 

Se foi uma ação calculada, eu considero que retirar a memória de Pe. Pedro é uma atitude muito pequena porque não faz o povo esquecê-lo e magoa muita gente que o ama de verdade. Mas pode até ter sido calculada, uma vez que se constata que esta não é a primeira atitude desrespeitosa por parte da influência do vereador Grimaldo. Recentemente ele chamou de irresponsáveis aos professores que foram pedir seu voto para o projeto do piso dos docentes, dentre as pessoas denominadas de irresponsáveis estava a sua ex-professora e provavelmente ex eleitora, Luzimar Melo. 

Nenhum comentário: