O que está procurando?

sábado, 24 de janeiro de 2009

Antonio Gentil enquanto falava na solenidade de posse

Um novo tempo para Campo Grande
* Antonio Gentil

Neste primeiro de janeiro de 2009, uma nova administração se inicia em Campo Grande, tendo à frente Chagas Vieira e Caramuru Paiva como prefeito e vice, respectivamente. Os que fazem a Associação Espaço Cultural Cleto Souza, entidade cultural sem fins lucrativos, manifestam apoio e confiança nos novos dirigente ao mesmo tempo em que colocam a Associação à disposição para trabalhar o desenvolvimento sustentável de Campo Grande.

Atualmente, a Associação Espaço Cultural Cleto Souza mantém em funcionamento biblioteca, pinacoteca, escolinha de informática, filmoteca, oficinas de arte e artesanato, escola de musica e escolinha de inglês Pe. Pedro Neefs, além de rotineiramente promove cursos e palestras. Tudo voltado ao objetivo de fomentar a cultura e o desenvolvimento local.

Cada vez mais potente a necessidade de se aglutinar outras forças para que os objetivos sejam alcançados. É preciso envolver a paróquia, a Câmara Municipal, Fórum, instituições financeiras, os partidos políticos, a prefeitura como administração central e a população da cidade para que, juntos, se possa criar e trazer novos projetos, como o empreender micro-credito e eco-turismo. A articulação como instituições como SEBRAE, FIERN, SENAC/SESC é importante, assim como com o Junior Achiviment, projeto criado nos Estados Unidos para promover o empreendedorismo a partir das escolas, e o Instituto FAL com as oficinas de arte. Esse trabalho já vem sendo feito pelo Espaço Cultural, mas é necessário ampliá-lo.
A administração que assume o comando do município e todos os cidadãos campo-grandenses tem um desafio a ser cumprido nestes próximos quatro anos: retirar Campo Grande da 132º (centésimo trigésimo segundo) lugar no índice de desenvolvimento humano e traze-lo para o 50º (qüinquagésimo) lugar. Para que isso aconteça se fará necessário muita disposição e esforço de todos, no sentido de gerar oportunidades de trabalho e renda para a população.

A posição geográfica da cidade é favorável. Campo Grande é servido por duas rodovias federais, a 262 e a 110, e uma RN, a 064. tem no seu entorno a barragem Umari com capacidade para represar até 300 milhões de m³ de água. E tem potencialidades para eco-turismo, como a Serra do Cuó, a pedra do menino, a Pedra dos Americanos e outros tantos atrativos possibilitados pelo relevo. Isso sem falar nas potencialidades culturais da gastronomia, do artesanato, da musica e da religiosidade já que a cidade conta com o maior templo católico da região.

Realizando o sonho de um Campo Grande em desenvolvimento cria-se as condições para que muitos possam realizar o seu sonho na própria cidade, capacitando-se e criando negócios que repercutirão na economia da região. Chagas Vieira e Caramuru Paiva têm que pensar grande: no campo, nos distrito e na cidade. Campo Grande pode liderar o processo de desenvolvimento integrado do Médio Oeste potiguar, trabalhando a coletividade para reivindicar as oportunidades e os investimentos necessários do governo do estado e federal.

Para que isso ocorra, todos têm que dar sua contribuição com transparência, honestidade, união e paz. Muitos já contribuem com Campo Grande, anonimamente, através do Espaço Cultural. Outros tantos estão no torcida aguardando ser convocados. No dia de hoje é bom que todos se armem de esperança e fé e acreditem que Campo Grande está tendo a oportunidade de dar posse a dois homens que estão sintonizados com o seu povo e este novo tempo.

* Antonio Gentil é um dos mais conceituados empresários do RN, detentor das franquias das marcas Botton e Boticário no Estado e Presidente de Honra do Associação Espaço Cultural Cleto Souza

Nenhum comentário: