O que está procurando?

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Presidente Lula, Hugo Chavez e Evo Morales confirmaram presença no FSM

O Fórum Social Mundial terá como pauta principal a Amazônia
* Caramuru Paiva

Hoje à tarde acompanhei a impressionante marcha de mais de 100 mil participantes da 9ª Edição do Fórum Social Mundial – FSM, em Belém/PA. São povos e governos dos mais diversos movimentos e países, especialmente América Latina, Europa e África. O movimento contra-hegemônico a proposta capitalista acontece num momento de crise mundial e queda dos principais paradigmas neoliberais.

O FSM pretende avançar na construção de propostas de desenvolvimento com sustentabilidade. Portanto, a agenda deve girar em torno da valorização da dimensão sócio-ambiental que passa necessariamente pela preservação dos biomas, especialmente pelas questões relacionadas à Amazônia, pulmão do mundo. As manifestações da passeata da tarde de hoje e das apresentações no palco de abertura do evento dão conta de uma enorme pluralidade de pensamentos que vai povoar Belém em uma semana de debates e vai irradias para os recantos do planeta através dos participantes.

Do Rio Grande do Norte, viemos com uma comitiva de 02 ônibus lotados. De Campo Grande veio eu, Lilia Holanda e Brena Viana. Amanhã começam efetivamente os grupos de trabalhos e já temos por certo as presenças dos presidentes Lula, Evo Morales e Hugo Chavez de Brasil, Bolívia e Venezuela; respectivamente. Ministros e lideranças sociais; pesquisadores e universidades; povos e nações. Serão dias de enorme conhecimento para os participantes. E também de expectativa de desdobramentos que resultem em ganhos sociais para as regiões e os municípios aqui representados.

Nenhum comentário: