O que está procurando?

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

*Ruston Liberato


PROGRAMA UMA TERRA E DUAS ÁGUAS REFORÇA CONSTRUÇÃO DE UM NOVO SEMI-ÁRIDO
O P1+2 é um projeto que vai além da captação de água de chuva para o consumo humano, avançando para a utilização sustentável da terra e o manejo adequado dos recursos hídricos para produção de alimentos (animal e vegetal), promovendo a segurança alimentar e a geração de renda.
O numeral "1" significa terra suficiente para que nela sejam desenvolvidos processos produtivos visando segurança alimentar e nutricional, e o "2" corresponde a duas formas de utilização da água - água potável para cada família do Semi-Árido e água para a produção agropecuária, de forma que as famílias de agricultores e o contingente por elas influenciado vivam dignamente.
O P1+2 utiliza como referencial o "Programa 1-2-1", desenvolvido na China. O clima Semi-Árido do Norte da China, mas especificamente da Província de Gansu, caracteriza-se por precipitações irregulares e evaporação alta, imputando a agricultura grande dependência da chuva como fonte de água.
Nos últimos anos, o governo da província colocou em prática o programa, providenciando água para uso humano e para animais, desenvolvendo a economia agrícola e melhorando o meio ambiente através do uso de água de chuva¿, denominado "Programa 1-2-1".Este programa conta com o apoio do governo que auxilia cada família a construir uma (1) área de captação de água de chuva, dois (2) tanques de armazenamento para a água captada e uma (1) terra para plantação de culturas comercializáveis.
Embora o P1+2 apresente referências da experiência chinesa, a sua construção é inspirada nas dinâmicas do P1MC, fundamentadas na diversidade de experiências de utilização sustentável da terra e dos recursos hídricos, promovidas por famílias agricultoras do semi-árido brasileiro (SAB).
Os marcos conceituais e metodológicos do P1+2 têm como base o modo de atuar dos movimentos sociais, das pastorais de Igrejas e das ONGs, inspirados na Educação Popular, semelhante ao P1MC, contemplando o mesmo caráter de participação, em todas as suas fases, desde a preparação e elaboração até a sua completa implementação.
Assim como o Programa Um Milhão de Cisternas, o P1+2 recupera e valoriza as experiências diversas das comunidades sertanejas nas lutas pela terra e pela água e pelo seu uso racional. Dessa forma, elabora uma outra visão sobre a região, livre e libertadora de preconceitos e mistificações.
* Ruston Liberato - Assessor de Imprensa da Sertão Verde e Comunicador Popular do P1+2

Nenhum comentário: