Jovem Francisco e sua lição de vida |
Francisco: “Não saio daqui porque Campo Grande é minha terra, meu orgulho”
* Caramurú
O jovem Francisco, sobrinho de Maximino da Churrascaria, me deu uma grande lição de vida neste sábado. Durante a oficina que ministrei no Projeto Despertar fiz uns questionamentos para a turma de jovens:
1) Quem quer sair de Campo Grande ?
2) Quem já tem seu próprio empreendimento ?
Gostaria aqui de apenas repetir o que foi dito por ele, mas não gravei. Portanto, direi algo sem a mesma emoção e qualidade.
Contrariando a resposta da imensa maioria, o garoto Francisco explicou porque gosta e quer continuar vivendo em Campo Grande:
“Sou agricultor e crio gado. Moro no sítio Floresta. São poucos jovens que, assim como eu, tem dinheiro para ir a festa no final de semana, possui uma moto e compra a roupa sem precisar dos pais. Neste final de semana vou para Messias Targino e tenho o dinheiro de botar a gasolina ... A agricultura na minha família vem dos bisavós, passou para os avós, veio para os meus pais e está comigo ... Amo Campo Grande que é minha terra, meu orgulho”.
Francisco tem um sonho que deve realizar ainda hoje: “quero muito conhecer o Bom Jesus e Caiana”.
Pronto, a oficina estava resumida na colocação do garoto. Isto é desenvolvimento local sustentável e felicidade. Francisco e outro garoto já não têm a ilusão de enricar no sudeste. Campo Grande ficará melhor com muitos filhos franciscos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário