O que está procurando?

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Aos 110 anos:

Último sobrevivente da 1ª Guerra Mundial morre
Frank, seu pedido para a humanidade seria que não houvesse mais guerras, disse um neto.
*Pompílio Neto

Washington (EUA) - Frank Woodruff Buckles, o último sobrevivente dos soldados dos Estados Unidos que lutaram na Primeira Guerra Mundial, morreu aos 110 anos de idade, informou nesta segunda-feira o seu site.
Quando os EUA entraram na guerra, Buckles, nascido em 1º de fevereiro de 1901 no Missouri, apresentou-se a vários escritórios de recrutamento do Exército e conseguiu alistar-se com 16 anos dizendo que tinha 18.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Buckles foi capturado pelos japoneses nas Filipinas e foi prisioneiro de guerra durante 39 meses.
Quando retornou aos Estados Unidos, Buckles radicou-se em sua fazenda na Virgínia Ocidental, onde viveu até sua morte no domingo, perto de Charlestown.
"Sua vida é uma autêntica história de compromisso e heroísmo que inspira muitos que se perguntam como podem ajudar seu país", disse uma mensagem em seu site.
David DeJonge, quem escreveu uma biografia de Buckles e atuou como porta-voz da família, declarou que o ex-soldado morreu por causas naturais.
Nos últimos anos, Buckles participou de campanhas para que se estabelecesse em Washington um monumento dedicado aos soldados que combateram na Primeira Guerra Mundial.
Na capital dos EUA há monumentos que lembram a Segunda Guerra Mundial, além de um menor em honra aos soldados do Distrito de Columbia que morreram entre 1917 e 1918 na Primeira Guerra Mundial.
As informações são da EFE
Reprodução:http://odia.terra.com.br/portal/mundo/html/2011/2/ultimo_sobrevivente_da_1_guerra_mundial_morre_aos_110_anos_147294.html
Foto: http://seattletimes.nwsource.com/ABPub/2008/05/25/2004438359.jpg

Nenhum comentário: