Produção de alimentos sem agrotóxicos é tema de Seminário
* Iracema Maniele
por Zulupa, RS, 08/05/2011 (Secretaria Operativa da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida )
O Seminário Agricultura Sustentável para um Consumo Responsável promovido pelo Fórum da Agenda 21 de Ijuí, no dia 04 de maio, discutiu por que é difícil produzir alimentos sem agrotóxicos.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Gilberto Pozzobon, um dos palestrantes do Seminário, a dependência que os produtores rurais mantêm em relação aos agrotóxicos não é um problema tão simples de ser resolvido e não depende unicamente da vontade dos agricultores. "Os grandes impérios da alimentação direcionam seus recursos para financiar e influenciar a pesquisa, o ensino
e a assistência técnica, com o objetivo de transformar os alimentos em commodities".
Ele também apresentou fatos sobre a história da produção dos alimentos, confrontando os interesses da agricultura familiar e do modelo de produção ditado por grandes grupos econômicos, e concluiu que há alternativas ao modelo de produção padronizada de alimentos. "Precisamos redimensionar a relação entre produtor e consumidor, ou seja, o consumidor precisa entender que a confiança no modelo local de produção de alimentos é um fator de qualidade", afirmou Pozzobon.
Para o coordenador do Fórum da Agenda 21 de Ijuí, o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Pedro Urubatan Neto da Costa, “quando o consumidor exige qualidade no alimento que ele está levando à boca, há alteração no comportamento do agricultor".
A prefeitura de Ijuí abastece todas as escolas da rede municipal de ensino da cidade com a compra de alimentos produzidos por pequenos agricultores do município. "É possível, sim, produzirmos alimentos muito bons para nossa saúde", disse a nutricionista da prefeitura de Ijuí, Sandra Denise Link, responsável pelo cardápio das 25 escolas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário