O que está procurando?

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Equipe da pesquisa do CPNQ: Dra. Simone Cabral, Dra. Ana Morais, Dra. Geovânia Toscano e Dr. Francisco Piolho.

Pesquisa do CNPQ vai estudar as transformações sociais da agricultura familiar no Território Sertão do Apodi.
* Caramurú

Recentemente foi aprovada a pesquisa via CNPQ, coordenada pelo professor Willinngton Germano da UFRN, cujo tema é "Controle Social e Participação: Desconstruindo a Inferioridade dos Sujeitos do Campo no Território Sertão do Apodi". A equipe de pesquisadores se completa com os professores/as da UERN: Dra. Simone Cabral, Dra. Ana Morais, Dr. Francisco Piolho e Dra. Geovania Toscano. Para minha satisfação fui convidado a integrar essa equipe.

Ao longo dos próximos dois anos o trabalho vai investigar as transformações ocorridas no sertão do Apodi a partir do comitê territorial e as colaborações das ações federais como o Projeto Dom Heldér Câmara, o Programa Territórios Rurais e o Programa Territórios da Cidadania, dentre outras ações que colaboram com a construção da cidadania dos agricultores e agricultoras familiares e suas organizações.

Certamente passamos a ganhar muito com a pesquisa que se inicia e a integração de professores/as das duas universidades do Rio Grande do Norte, UFRN e UERN. É interessante ver a academia interessada em interiorizar sua intervenção e sei que encontrará muita novidade para estudos, como por exemplo, a descentralização das políticas públicas, o fortalecimento da democracia participativa, processos de construção das igualdades sociais e o desenvolvimento da economia solidária e da agroecologia.

Nenhum comentário: