O que está procurando?

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Expresso minha compreensão de amizade no grupo teatral Transformação

20 de julho, Dia do Amigo.
* Caramurú

"A amizade é um amor que nunca morre."
Mário Quintana

A origem do Dia do Amigo é atribuída, quase por unanimidade, ao argentino Enrique Febbaro, que organizou uma grande festa em homenagem à amizade no dia 20 de julho de 1969, dia em que o homem pisou pela primeira vez na lua. Dez anos depois aquele país instituiu, oficialmente, “O Dia do Amigo” através de decreto. O Brasil também adotou esta data para comemorar a amizade.

Enquanto o mercado usa a data para incentivar o consumo e a troca de presentes, aproveitamos para pensar sobre a função do amigo no contexto das relações humanas. É incrível que, vendo a espécie “dá um passo tão grande” para um lugar distante e inabitado, alguém tenha sentido a necessidade de criar uma data para se pensar sobre os amigos. O que o levou a sentir esse desejo? Teria sido a relação com a solidão que seria morar distante dos semelhantes? Ou teria ele sentido que a humanidade investia uma fortuna na corrida espacial e deixava de investir cada vez mais na sua afetividade?

O escritor francês Saint-Exupéry, falando sobre a amizade, diz que é preciso cativar amigos, criar laços. Segundo ele “a gente só conhece bem as coisas que cativou [...]. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos”. Felizmente, acreditamos que a realidade ainda não é tão trágica assim. Mas é preciso nos desvencilhar, cada vez mais, da cultura da massificação e das relações superficiais e provisórias ditadas pela era da globalização, cuja premissa é a descartabilidade.

Outro aspecto interessante é que, embora “o amigo” tenha uma função bem específica dentro das relações afetivas, esta não é isolada de outros grupos relacionais. É muito freqüente escutarmos pessoas que, para enaltecer alguém, lhe sobrepõe a função de amigo, como por exemplo, afirmar que tem um professor amigo, um pai amigo ou uma esposa amiga. Isso revela que “ser amigo” torna alguém que é especial ainda mais especial. E pode ser também que alguém com quem não temos nenhuma relação de parentesco seja o nosso melhor amigo. Isso tem uma estreita relação com a afinidade, a confiança, o respeito e o tempo dedicado àquela amizade.

Embora todos os dias sejam especiais para fazer novos amigos e cultivar os mais antigos, aproveitamos a data para homenagear todos os nossos amigos. Aqueles que cativamos desde a infância. Aqueles que já se foram. Aqueles que ainda virão... Parafraseando o poeta, desejamos que este amor imortal que é a amizade invada os nossos corações hoje e enquanto vivermos.

Nenhum comentário: