O que está procurando?

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Anunciada nova parceria para acesso à água no semiárido


* Iracema Maniele

Fonte Texto: Portal ASA Brasil - Por Kleidir Costa - Ascom do CAA www.asabrasil.org.br


A Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) celebrou, nesta quinta-feira (2), em Salvador, novas parcerias para implantação de tecnologias sociais voltadas ao armazenamento de água em diversos municípios do semiárido brasileiro. Em encontro que reuniu parceiros do Programa Cisternas, em Salvador, nesta quinta-feira (2), foi anunciado o Termo de Cooperação entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a ASA.


A ação vai possibilitar a construção de 2.014 cisternas calçadão, 78 barragens subterrâneas, 78 tanques de pedra, além da formação de famílias, pedreiros, comissões municipais de água, entre outras iniciativas, voltadas ao fortalecimento da política de convivência com o semiárido em nove estados nordestinos. O anúncio foi feito pelo Secretário Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Crispim Moreira, que justificou a medida do governo como “um esforço para colocar de pé a política publica de construção de cisternas”.

No evento, que contou com a presença massiva de entidades do terceiro setor, a representante da ASA, Valquíria Lima, destacou os frutos da luta da sociedade civil nos últimos anos. “Esse convênio tem uma importância muito grande para nós. Através dele, vamos garantir que mais famílias do Semiárido possam ter água para produzir alimentos e criar animais, promovendo assim segurança alimentar, saúde e renda. Além disso, esse termo de parceria é mais uma prova de que a sociedade civil pode executar e gerir recursos públicos. Já estamos conseguindo influenciar nas políticas públicas executadas em todos os estados brasileiros”, disse. Na mesa do evento, Jucélia Souza, já beneficiada pela construção de cisternas no município baiano de Teofilândia, atestou: “Essas organizações estão fortalecendo nossas comunidades”, ressaltou.

Nenhum comentário: