O que está procurando?

sábado, 30 de julho de 2011

Lilia, alegria na dor vivida
Internet Banda Larga na Terra do Cristo Redentor e não é no Rio de Janeiro. É na zona rural de Campo Grande
* Caramurú

Ontem a tarde eu fiz questão de ir pessoalmente digitar nos computadores para acreditar na realidade contada ao telefone pela companheira Lilia Holanda (foto). O fato é que na comunidade rural do Bom Jesus foi implantada internet banda larga no telecentro comunitário da Associação.

É o final feliz de uma história que começou há 3 anos. Num amplo e democrático debate ganhamos no voto o direito dado pelo comitê territorial do Sertão do Apodi para Campo Grande ser o local do primeiro telecentro rural do Ministério das Comunicações em parceria com o da Cultura e o MDA. Foram mais de 100 conselheiros e conselheiras de 17 cidades que reconheceram majoritariamente a capacidade organizacional da comunidade rural Bom Jesus.

O acontecimento se remete a dezembro de 2008 e daí prá levou tempo para instalar, passou mais meses para trocar a energia monofásica por trifásica e mais uns períodos para chegar a internet. Uma luta que foi feita sempre mão na mão unindo a presidenta da Associação, Lilia Holanda; nosso mandato de vice prefeito e o Núcleo Sertão Verde. É preciso agradecer a força do ex Delegado do MDA, Hugo Manso, que acompanhou com prioridade o encaminhamento dentro dos Ministérios envolvidos.

Na visita ao Bom Jesus acertamos de na próxima semana instalarmos o comitê gestor do telecentro com reprentantes das comunidades circunvizinhas (Caiana, Lagoinha, Aroeira, Milagres, Alto Alegre, Oiteiros, Fazenda Vitória, Monte Alegre, Condado e Cabeça do Boi) e da própria sede; e, em seguida, começar o processo de cadastramento das primeiras 100 pessoas que farão os cursos gratuitos de inclusão digital.

Uma vitória dessas só pode ser mesmo milagre do BOM JESUS e da luta constante de seus filhos e filhas compromissados/as com o desenvolvimento sustentável e contínuo da nossa terra.

Nenhum comentário: