O que está procurando?

sábado, 30 de julho de 2011

Sobre o Cursinho Abrindo Caminhos, o blogueiro João Paulo, lançou a seguinte sugestão:

Cursinho foi destaque na Globo RN
* João Paulo Costa de Medeiros


"Eu venho acompanhando a evolução do cursinho Abrindo Caminhos e vejo que o projeto é de longe o melhor que já foi idealizado na cidade. Assim, sem rodeios. Isso é que é visão de futuro e o alicerce para um presente melhor amanhã é, sem dúvidas, a educação. Sem medo de errar afirmo que investimento em educação tem que ser substancialmente maior que qualquer outro, seja saúde, transporte, segurança, o que for, pois todos esses outros fatores evoluem conforme a educação se eleva. Falo com propriedade, pois minha condição jamais teria melhorado sem ela. Dói-me ver opiniões mesquinhas sobre a cidade, mas me contento em saber que no cenário atual não vejo mais espaço para pessoas pessimistas, ou mudam a postura ou ficarão na mediocridade de suas vidas se lamentando sempre e culpando outros pela condição deplorável em que se encontram. Enfim, percebo que vivemos um momento histórico com o surgimento des s a poderosa ajuda para os estudantes. A distância não é um impeditivo para eu não ajudar de alguma forma. Ainda posso dar minha contribuição com ideias. E a que tive foi a seguinte, se interessar. Quando decidi criar meu blog, uma de minhas intenções, embora nunca tivesse dito, mas até pretendo escrever sobre, era melhorar a escrita e leitura. A página possibilitou um enriquecimento considerável nesses pontos para mim. Com o espaço, eu me preocupei em ler mais, em publicar textos feitos com um bom português, em dispor as coisas de forma mais clara e organizada, enfim, me ajudou em inúmeros pontos que ainda listarei num post do blog. Meu irmão Rodrigo, como sabe, também possui uma página, criada com incentivo meu, diga-se de passagem. Quando o estimulei a criar um blog também, foi pura e simplesmente com essa intenção, de que ele pudesse melhorar leitura e escrita, ainda mais por estar em idade escolar de pré-vestibulando. Ele disse pra mim: “Ah, mas e u vou escrever sobre o que?”, e eu falei: “Experimente escrever sobre o que gosta”. Não muito tempo depois tal qual não foi minha surpresa ao ouvi-lo dizer que era editor do “Vaquejada na Mídia”. Não gosto do assunto, mas o parabenizei e incentivo até hoje. Meu primo Rafael, que tenho como a um irmão também, já é incentivado desde já a fazer o mesmo. Ele adora filmes, e foi aí que eu sugeri criarmos uma página sobre cinema. Ele até já disse que escreveu resenhas de alguns para iniciarmos. Enfim, contei essas histórias como introdução para exemplificar como podemos fazer um jovem, em outras palavras, “tomar gosto” pela leitura e escrita, o que os ajudará bastante numa redação de vestibular, por exemplo, e não somente. O que Rodrigo e Rafael possuem em comum? Além de serem jovens de Campo Grande, a vontade, até então oculta, de mostrar suas opiniões. Sim, pois todo jovem anseia por isso, ser ouvido. Meu irmão e primo, só precisavam de u m empurrãozinho. Eu vejo isso não só neles, mas em muitos jovens da cidade também. Ainda mais essa molecada que está com gosto de gás para passar no vestibular.

O que eu tinha em mente era começar uma campanha nos blogs e no cursinho para incentivar a petizada a criar uma página também, ou pelo menos a escrever e enviar as matérias para publicação, num tópico ou quadro que poderia se chamar “Texto do Leitor”, ou “Carta do Leitor”, algo do tipo, onde incentivaríamos os jovens a escrever e enviar por e-mail para ser publicado o melhor texto da semana, que seria sobre qualquer assunto. Já faz isso indiretamente, mas que tal algo mais aberto? Poderíamos inventar algum tipo de premiação alternativa, ou só a postagem em si já é um prêmio para quem escreve. O pessoal do CG News seriam grandes ajudadores. Michael com seu vasto conhecimento do meio virtual e tecnologias poderia dar assistência a quem tivesse dúvida num fórum de ajuda ou caixa de perguntas frequentes para quem está iniciando ou tem dúvidas na criação. Patrício proveria um enorme auxílio também .

Poderíamos também criar futuramente um “Prêmio Blog”, com categorias diversas que iriam desde melhor design à melhor publicação, texto, editor, atualização, utilidade, etc. Todos colocariam o link para votação do púbico e o prêmio (simbólico inicialmente) poderia ser entregue no Encontro dos Blogueiros. Poderiam ser feitas medalhas para cada categoria onde seriam nomeadas em homenagem a pessoas que fizerem algo importante pela educação da cidade.

Enfim, as ideias são muitas, embora tenhamos diversos pontos divergentes isso não impede de trabalharmos juntos pelo crescimento da cidade. O pior malefício da política é esse, pessoas partidariamente diferentes, muitas vezes opositoras, deixam de trabalhar em comum acordo pelo desenvolvimento do município. Daí eu ser apartidário.

Sempre fiquei embasbacado em ver a tranquilidade com que recebe críticas, uma ótima qualidade.  Assim, fica a sugestão, não podemos perder a oportunidade de criar jovens mais politizados, mais bem antenados e educados para evoluírem juntamente com o lugar que amamos, esse enorme, pelo menos no plano dos sonhos, Campo Grande. Com isso, tenho certeza, podemos prover mais um meio de se "abrirem novos caminhos".

Desculpe a extensão, como sempre, de minhas palavras. Um forte abraço, companheiro!

Att,"

* João Paulo Costa de Medeiros é universitário e blogueiro do ótimo www.avozdecg.blogspot.com

Nenhum comentário: