O que está procurando?

quarta-feira, 28 de outubro de 2009


Campo de Aviação e as mudanças promovidas pelo Governo Lula
* Caramurú

Há alguns dias escrevi sobre as transformações ocorridas nos últimos anos na comunidade rural do Bom Jesus. Hoje é dia de contar um pouco do Campo de Aviação. Em todas as casas cisternas de 16.000 litros, ou seja SEGURANÇA HÍDRICA. Quase todas as famílias receberam projetos de ovelhas e galinha caipira, quer dizer SEGURANÇA ALIMENTAR. O restante, obteve recursos com rebate e ampliaram seus rebanhos através do PRONAF, como é o caso de Roberto de Nazareno. Isto significa CRÉDITO PARA PRODUÇÃO E RENDA. No centro da comunidade foi construído um prédio para reuniões e festas sociais, ou melhor apoio a ORGANIZAÇÃO ASSOCIATIVA. Para todos e todas ASSESSORIA TÉCNICA E SOCIAL, orientando a atividade agrícola e formando grupos de jovens e de mulheres. Há 2 anos teve um projeto especial de alfabetização de jovens e adultos. EDUCAÇÃO.

Mas não pára por aí. Agora chegou a vez do investimento em produção e geração de renda. O salto começou pelo projeto agroecológico dos irmãos Neto e Deroci Araújo. Mas a bola da vez é o plantio de hortaliças e fruteiras orgânicas desenvolvidas por 6 jovens da comunidade nas terras de Sr. Segundo. De acordo com Dedé de Segundo, o trabalho além de prazeroso está lhe rendendo uma receita semanal de R$ 50,00 por canteiro. Noutro canto da comunidade, Neto de Benone e Fernanda de Beto continuam os preparativos para ainda em 2009 inaugurarem a fábrica de produtos de limpeza. Ah, o Luz para Todos acaba de atender as últimas casas que faltavam. Também não posso deixar de citar o benefício do Programa Bolsa Família ajudando na casa de muitos moradores da comunidade.

A associação do Campo de Aviação, liderada pela garra de Liliana Almeida, tem muita força organizacional e está por trás destas conquistas. Mas o grande propulsor desta revolução chama-se o Governo do Presidente Lula através de seus inúmeros órgãos como Projeto Dom Heldér Câmara, Programa Luz para Todos, Ministério das Minas e Energia, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, dentre outros.

Nenhum comentário: