15 de Outubro – Dia do Professor e da professora
* Caramurú
* Caramurú
Mesmo atrasado quero registrar minha referência aos educadores e educadoras. Há uma frase que diz: “Todo professor ou professora já foi aluno ou aluna um dia... Os melhores continuam sendo”. Ela reflete algumas verdades importantes sobre esse-a profissional, que por muito tempo, foi concebido como um missionário-a, alguém que prestava serviços educacionais à comunidade. Felizmente, essa compreensão tem mudado e o professor é, hoje, visto como um profissional, alguém que precisa de uma formação adequada para exercer as suas atividades, que exerce uma função política e que é detentor de um grande poder de intervenção para a educação das novas gerações.
Como diz a frase citada, todo professor ou professora já assumiu a condição de aluno-a um dia e, por isso, é capaz de entender as dificuldades, sonhos e aspirações daqueles e daquelas com quem lida no seu cotidiano de trabalho. O grande educador Paulo Freire fala da importância do professor e da professora como agente de transformação social. Para isso, ele deve ser valorizado-a, respeitado-a e reconhecido-a pelos governantes e pela comunidade. Porém, acima de tudo, deve ser valorizado-a por si mesmo, através de uma prática competente, comprometida e de uma formação permanente.
Registro a minha homenagem especial àqueles com quem tive a oportunidade de estudar e à minha esposa, que também é professora. Desejo que as comemorações alusivas ao Dia do Professor e da professora os instiguem ao exercício do diálogo, da coragem de lutar e os revistam de esperança, tão necessários à tarefa de educar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário