O que está procurando?

sábado, 19 de dezembro de 2009

Compromisso ético faz a diferença no trabalho educativo
* Caramurú

Na última terça-feira, 15 de dezembro, a Escola Municipal Professora Ieda Medeiros Dantas Saldanha realizou uma importante reunião envolvendo professores, funcionários, pais de alunos, representantes da comunidade e autoridades municipais. O objetivo foi prestar contas do trabalho realizado em 2009, primeiro ano de gestão da diretora Luíza Vieira. A escola prestou contas daquilo que é essencial à função da escola na sociedade: possibilitar a aprendizagem e o desenvolvimento dos seus educandos. Pelo que foi exposto pela equipe que trabalha na escola, houve um aproveitamento entre os alunos da alfabetização em 82%, estatística que difere, consideravelmente para cima, das alcançadas em outras instituições na região e até no país. Diante do resultado, o prefeito Bibi de Nenca se posicionou favorável a estender a metodologia que está na base da mudança para chegar as escolas rurais.

“É importante lembrar que para conseguir o sucesso deste processo é fundamental uma atitude sincera, ética e de compromisso profissional e político de todos os que o integram: professores, coordenadores, técnicos, secretários e assessores”. Esta frase, da autoria de Esperanza Hernández, foi a escolhida pela escola para a reflexão de todos os participantes. Excelente escolha. Ela retrata mesmo a opção feita pela instituição de assumir um compromisso pela melhoria da educação de seus alunos, o que requer mais tempo de trabalho, mais dedicação e até mesmo o enfrentamento de críticas vindas daqueles mais céticos em relação às possibilidades de intervenção educativa.

Desse modo, não podemos deixar de ressaltar nossa admiração por toda a equipe do Ieda Medeiros e desejar que continuem esse importante trabalho nos anos seguintes. Certamente, ganham os alunos e ganha a sociedade, que receberá pessoas mais críticas, mais autônomas e mais capacitadas para o exercício da cidadania.

Nenhum comentário: