O que está procurando?

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009


Flamengo campeão merecido. Vasco também. Fluminense foi a paixão. América ressucitado.... Com o rio nosso futebol fica brasileiro!!!!
* Caramurú


Caro Neto de Zé de Natanael havia deixado a referência a incontestável vitória do Flamengo passar em branco por esquecimento porque tinha escrito sobre o mesmo assunto na coluna que tenho no Jornal Folha Regional, de Pau dos Ferros. Disse lá e repito aqui que na vitória carioca o nosso futebol ganha a cara brasileira. O Rio foi o grande vencedor de 2009. Que outro Estado coloca mais de 80 mil torcedores num estádio para seus 3 principais times ? O Vascão que voltou, o Fluminense como herói de uma recuperação espetacular e o Flamengo, justo e merecedor pentacampeão brasileiro.

É preciso buscar na transcedência a explicação para algumas coisas que só acontecem em favor do Flamengo. Veja só, o Palmeiras teve a oportunidade de usar um treinador de casa (o Jorginho) e não quis, o Flamengo se viu obrigado a por o Andrade. O Corinthians tinha um fenômeno retornando da Europa, o Flamengo tinha o Imperador desistindo do futebol. O velho Peti praticamente implorou para encerrar a carreira no fla. O que podia dá esta combinação em outra equipe ? Nada!. No Flamengo, o sérvio foi o craque, Andrade eleito o melhor técnico do Brasil e Adriano o artilheiro. Podia enumerar mil impossibilidades que fizeram deste o mais incontestável título do Flamengo. Mas basta dizer da enorme torcida.

No entanto, futebol não se explica com lógica. As razões nascem do coração e o torcedor fica ao lado da sua paíxão mesmo na derrota, mesmo quando a torcida é pequeninha, mesmo sendo a vitória num campeonato de várzea. Daí entender a felicidade dos americanos com o retorno do vovô a primeira divisão do carioca com Bebeto e Romário. Daí entender a alegria dos tricolores ao ficarem na 16ª colocação do brasileirão. Este esporte é fantástico. E os acontecimentos do Rio de Janeiro renovam nossas almas pois parecem ilimitados nas criações dos Garrincha, Zico, Romário, Roberto Dinamite, Djalminha, Edmundo... É o Brasil Brasileiro.

Nenhum comentário: