O que está procurando?

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

II FORUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO-TERRITÓRIO SERTÃO APODI

* Simone Cabral

Nos dias 11 e 12 de dezembro estiveram reunidos no município de Caraúbas, aproximadamente, 400 pessoas entre educadores, militantes sociais e outros sujeitos sociais do campo para participarem do II FORUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO-TERRITÓRIO SERTÃO APODI. Foi um evento cujo objetivo era discutir a realidade da educação do campo no território e as demandas e as reivindicações dos sujeitos sociais envolvidos com uma política pública de educação do campo.

O evento contou com a participação do poder público federal, estadual e municipal, alguns dos prefeitos e vice-prefeitos que compoem os municípios do Território Sertão Apodi, entre eles, Caramurú (Campo Grande) e Alcivan (Caraúbas), além de representantes de Dired e secretários municipais de educação. Também participaram, representantes da UERN, UFERSA e IFRN (Apodi)

Além da representação do poder público, contamos com a participação de vários representantes de ONG´s e movimentos sociais comprometidos com a bandeira de luta da educação do campo, a exemplo do PDHC, Sindicatos Rurais, MST, Atos, PDA Santa Cruz, FETARN, FETRAF, entre tantos e outros que aqui deixo de registrar, mas que puderam se somar à luta por uma educação do campo.
Também destaco a presença maciça de educadores que atuam em escolas do campo no território. Lamento apenas, a pouca presença de agricultores, uma vez que uma polílica de educação do campo não se realiza sem a participação dos sujeitos a quem ela se destina: os povos do campo.

De todo modo, o Forum contribuiu para o debate e a discussão de uma temática que está em processo de construção e que ainda apresenta resistências quanto se fala em agenda pública. Daí a necessidade de provocar a sua discussão e pauta-la nas discussões em torno das demandas por políticas públicas de qualidade na educação.

Nenhum comentário: