SERTÃO VERDE realiza semana de inúmeras atividades no P1+2
* Iracema Maniele
Comunicadora Popular
Comunicadora Popular
Na última semana (27/06 a 02/07) o Núcleo Sertão Verde realizou inúmeras atividades referente ao plano de execução técnica do Programa Uma Terra e Duas Águas – P1+2/ASA. Dentre as atividades, destaque para a capacitação de famílias em Sistema Simplificado de Manejo da Água para a Produção de Alimentos (SSMA), realizada entre os dias 30/06 a 02/07 na comunidade Boa Água no município de Caraúbas/RN. Na ocasião a instrutora e agrônoma Rachel Nogueira e o animador popular Fernandes Brito, puderam contribuir para que as famílias beneficiárias em cisternas calçadão (P1+2) possam implantar seus caráteres produtivos, e com isso garantam sua segurança e soberania alimentar, bem como, possibilite a produção de alimentos agroecológicos com base no uso de técnicas simples e apropriadas à região, visando o desenvolvimento sustentável local e a geração de renda com a comercialização do excedente de sua produção.
Famílias são capacitadas em SSMA |
No mesmo período (30/06 e 01/07), realizou-se na cidade de Apodi, a Capacitação de Comissões Municipais da ASA Potiguar, em critérios de seleção de famílias atendidas pelos programas P1MC e P1+2. A atividade foi realizada em parceria com o Centro Terra Viva (UGM do P1MC), com uma programação que possibilitou a realização de trabalhos em grupos para discutir o papel das CEM´s no acompanhamento e monitoramento das políticas públicas executadas pela ASA, provocando as comissões sobre qual o papel da sociedade civil organizada; qual o papel do poder público; qual o papel das representações dos (as) trabalhadores(as) rurais e ainda sobre o que é mobilização e controle Social.
Discussão de plenária durante capacitação de CEM's |
Ainda durante a programação tivemos exposições de temáticas como: Agricultura Familiar/Camponesa X O Agronegócio (Fabio Fernandes – Terra Viva); Gênero e Autonomia: A Mulher como protagonista na produção e comercialização de alimentos da agricultura familiar/camponesa (Lilia Holanda – Sertão Verde). Já no último dia, foi realizada uma importante plenária com o Tema: Contribuições e Estratégias da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA) frente ao “Projeto de Convivência com o Semiárido”, contando com as contribuições e exposições de Procopio Lucena/SEAPAC (Coordenação Estadual da ASA Potiguar) e Edilson Neto (Presidente do STTR Apodi-RN). Participaram deste momento, representantes das comissões municipais dos municípios de: Campo Grande, Upanema, Triunfo Potiguar, Janduís, Messias Targino, Patu, Almino Afonso, Rafael Godeiro, Olho D’água do Borges, Caraúbas e Carnaubais.
Lilia Holanda durante debate com a temática "Gênero e Autonomia" |
Para encerrar as atividades da semana, aconteceu o Encontro Comunitário do P1+2 na comunidade de Bom Lugar, município de Paraú/RN. O evento contou com 50 participantes de diferentes comunidades locais atendidas pelas tecnologias sociais do Programa P1+2. Na ocasião, os agricultores e agricultoras puderam participar de exposições sobre a Agricultora Familiar/Camponesa, produção e comercialização de alimentos (Micilene Vieira) e Cooperativismo de Crédito/CREDIOESTE-SOL (Raimundo Canuto e Giuzelio Lobato), destaque para a participação de inúmeras lideranças locais que prestigiaram o evento e afirmaram seus compromissos para o fortalecimento da agricultura familiar no município de Paraú/RN.
Micilene Vieira durante Encontro Comunitária em Paraú |
Nenhum comentário:
Postar um comentário