O que está procurando?

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

As famílias serão beneficiadas com cursos e cisternas de 50.000 litros

Famílias Agricultoras do médio e alto oeste potiguar são capacitadas em gestão de água para produção de alimentos
* Iracema Manielle

Durante o mês de Setembro, cerca de 110 famílias foram capacitadas em Gestão de Água para a Produção de Alimentos (GAPA). Participando dezenas de agricultores e agricultoras que serão beneficiários de tecnologias adaptadas ao semiárido como: Cisterna Calçadão, Tanque de Pedra, Barragem Subterrânea e Bomba Popular do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2), nos municípios de Messias Targino e Doutor Severiano, situados nas microrregiões do médio e alto oeste do Estado do Rio Grande do Norte.

As Capacitações possibilitaram aos camponeses e camponesas conhecer, dialogar e interagir com os facilitadores sobre as implementações, a ASA e a importância de suas ações dentro do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, objetivando com as famílias a discussão sobre segurança e soberania alimentar através do acesso e manejo sustentáveis da terra e das águas.

“Dentro da programação dos eventos a UGT Núcleo Sertão Verde possibilita aos participantes visitar Experiências Agroecológicas de outros agricultores(as), como a do senhor Pelópidas de Almeida (Lopinho) beneficiário com Cisterna Calçadão já construída na comunidade Junco de Cima durante a Capacitação de Pedreiros no município de Messias Targino/RN. Além de conhecer e fortalecer as implementações já existentes através de outras iniciativas, como as do Sr. Zé Coco na comunidade de Jardim, do Sr. Mazinho na comunidade de Visgueiro e Luiz Paulino na comunidade de Barreiras no município de Dr. Severiano/RN”, disse Andreza Mendonça (Animadora Popular do P1+2).

As próximas e últimas Capacitações de famílias em GAPA acontecerão nos dias 08, 09 e 10 de outubro/2009, em comunidades rurais no município de São Miguel na microrregião Alto Oeste do estado. Totalizando assim as 325 famílias Capacitadas em Gestão de Água para a Produção de Alimentos (GAPA).

* Iracema Manielle é comunicadora popular do Programa P1+2/UGT Núcleo Sertão Verde

Nenhum comentário: