O que está procurando?

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Henrique Alves vem se fortalecendo como nome da união

Fábio diz que Henrique pode ser candidato de consenso

* Correio da Tarde

Em sintonia com o desejo do presidente Lula (PT), o deputado federal Fábio Faria (PMN) declarou, nessa manhã, por telefone, ao CORREIO DA TARDE, que uma candidatura do deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) ao governo do Estado seria capaz de unir os partidos aliados de Lula no RN em torno do nome do peemedebista.No entanto, Fábio enfatizou que, apesar de ser bem articulado com todos os partidos governistas, Henrique deixou claro que não pretende disputar o cargo. O peemedebista já manifestou, inclusive, simpatia pelo nome do deputado estadual Robinson Faria (PMN) para disputar o governo, apesar da indefinição da base.

Reunião
Fábio Faria ainda explicou o teor da reunião entre a Unidade Potiguar – formada por ele, Robinson, Henrique e o deputado federal João Maia (PR) – com o vice-governador Iberê Ferreira de Souza (PSB) e a governadora Wilma de Faria (PSB), na noite de ontem, no apartamento dele, em Brasília. O deputado informou que a reunião teve o objetivo de reaproximar Iberê de João Maia e Robinson, devido ao distanciamento dos últimos meses. “Não houve pacto, acordo, nada. O que tivemos foi uma conversa para acabar com a divisão da base governista e unir os pré-candidatos no dia-a-dia, para que quando for definido o nome que representará o grupo, um possa apoiar o outro, gerando consenso”, explicou Fábio.

Unidade Potiguar
Perguntado se Iberê tinha passado a integrar o grupo da Unidade Potiguar, após a reunião, Fábio Faria disse que não. Ele negou a existência de qualquer diálogo nesse sentido. “Esse termo (UP) é utilizado mais pela imprensa para caracterizar nosso grupo. Quando estamos conversando, não nos referimos assim. Não houve convite, ingresso ou adesão de Iberê ao grupo. Ninguém conversou sobre isso”, contou o deputado.

Definições
Apesar de o encontro ter sido motivado por uma necessidade de conciliação da base, Fábio informou que algumas decisões foram tomadas pela UP em acordo com Iberê e Wilma, no que diz respeito à sucessão da pessebista. “Definimos algumas medidas para articular a união da base”, declarou. O parlamentar disse que a governadora reforçou que anunciará o candidato da base até o final do ano; o grupo decidiu que vai conversar com Carlos Eduardo, pré-candidato ao governo pelo PDT, para unir os quatro governadoráveis da base de Lula; e também vai procurar PC do B e PT para tratar da união dos partidos lulistas potiguares.Critérios de escolhaFábio também reforçou que nenhum critério foi definido para a escolha do candidato que representará o grupo. Ele reforçou que a reunião foi realizada para “desarmar os pré-candidatos ao governo da base estadual”. O estabelecimento desses critérios ficará para outra oportunidade.

Adesão de Garibaldi
Sobre a adesão do senador Garibaldi Filho à base governista, Fábio contou que Henrique, presidente estadual do PMDB, informou aos presentes, durante o encontro, que Garibaldi só vai entrar no grupo após o fim dos conflitos existentes na base dos partidos lulistas no Estado. “Henrique disse Garibaldi só vem quando houver um consenso”, concluiu.

Fonte: Correio da Tarde

Nenhum comentário: