O que está procurando?

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A graduação é esperança para milhões de brasileiros/as como Clayse Anne (à direita)

Por que é tão importante o acesso ao ensino superior ?
* Caramurú

É inegável que, na atualidade, todos os países em desenvolvimento precisam oferecer educação superior de qualidade para que possam estar inseridos na economia mundial desenvolvida com base no conhecimento. À medida que o conhecimento vai se tornando cada vez mais imprescindível, o acesso aos níveis mais elevados de educação passa a ser uma urgência na agenda dos governos.

É importante lembrar que a preocupação com o saber não deve ser entendida apenas como a busca de meios que coloque o homem em condições de competir por uma vaga no mercado de trabalho. Esse aspecto também faz parte da educação, mas é necessário atentar para o fato de que ela é um processo muito mais amplo, que visa à formação do homem integral, possibilita a tomada de consciência de sermos humanos, capazes de construir, preservar, tolerar, sermos éticos e solidários, habitantes de uma aldeia que se tornou planetária pela força da globalização.

Infelizmente, pela grande lacuna existente na educação superior em nosso país, o percentual dos que ingressam no ensino superior ainda é muito baixo. Algumas políticas vêm sendo implementadas nos últimos anos, especialmente no governo Lula, com o intuito de compensar os muitos anos de atraso nesse sentido. Apesar do aumento significativo de vagas nas universidades públicas (pelo REUNI) e nas universidades privadas (pelo PROUNI), esse número ainda é insuficiente. Por isso, comemoramos muito quando os jovens de Campo Grande são convocados para a Universidade Pública, mesmo que seja em 2ª, 3ª ou 4ª convocação.

Temos a convicção de que dezenas de outros fizeram uma excelente prova e atingiram a média necessária para ingressar no ensino superior. Infelizmente, eles são impedidos pela limitação das vagas, que só permite a entrada daqueles que atingem os primeiros lugares. Independente da classificação, a aprovação de cada um é motivo de orgulho para Campo Grande e também é estímulo para cada um que prestará vestibular em 2010.

Nenhum comentário: