O que está procurando?

sábado, 3 de outubro de 2009

4ª MOSTRA CINEMA E DIREITOS HUMANOS NA AMÉRICA DO SUL *


Simone Cabral

Longa-metragem premiado do projeto "Vídeo nas Aldeias" marca a abertura do evento


Entre os dias 07 e 11 de outubro a cidade de Natal recebe 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, realizada no auditório do Sebrae com entrada franca. Na sessão de abertura, às 21h, está prevista a exibição do longa-metragem "Corumbiara", vencedor este ano dos prêmios de melhor filme no Festival de Gramado e no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Goiás), além de menção honrosa no É Tudo Verdade.


Dirigido por Vicente Carelli, o filme integra o projeto "Vídeo nas Aldeias", foco do programa Homenagem desta edição e que tem como objetivo apoiar as lutas dos povos indígenas para fortalecer suas identidades e seus patrimônios territoriais e culturais por meio de recursos audiovisuais e de uma produção compartilhada com os povos envolvidos.


O evento, que acontece entre os dias 07 e 11 de outubro em Natal (RN), é dedicado a obras que abordam questões referentes aos direitos humanos, produzidas recentemente nos países sul-americanos. No total, estão representados dez países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Perú, Uruguai e Venezuela. Além de Natal, outras 15 cidades recebem Mostra: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Teresina, Manaus, Fortaleza, Rio Branco, Belém, Maceió, Brasília, Recife, Curitiba, Goiânia e Salvador. Em todas as capitais acontecem sessões com audiodescrição e closed caption.


A 4ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma realização da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira, patrocínio da Petrobras e conta com apoio do Ministério das Relações Exteriores, da TV Brasil e da Sociedade Amigos da Cinemateca. As obras mais votadas pelo público são contempladas com o Prêmio Aquisição TV Brasil nas categorias longa, média e curta-metragem. A programação tem curadoria do cineasta e curador Francisco Cesar Filho.



Mais informações podem ser acessadas através do website
www.cinedireitoshumanos.org.br


*Release (parte)

Nenhum comentário: