O forte do SV é convivência com o semi árido |
+ 23 cisternas gigantes de 52 mil litros estão sendo construídas pelo Sertão Verde
* Caramurú
O Programa chama-se uma terra e duas águas, mas é conhecido pela abreviação P1+2. Trata-se de uma estratégia de ampliar a reserva hídrica para as famílias rurais que já conseguiram a primeira cisterna de 16 mil litros para atendimento do consumo humano. A segunda cisterna é feita com capacidade para 52 mil porque tem o objetivo de garantir água suficiente para a implantação de hortas orgânicas e/ou criações de galinhas caipiras.
No município de Campo Grande começaram as construções das cisternas gigantes beneficiando as primeiras 23 famílias. O trabalho é realizado pelo Núcleo Sertão Verde como representante regional da Articulação do Semi-árido num projeto de parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social. As 23 cisternas estão sendo espalhadas por todos os cantos da zona rural para promover o exemplo da viabilidade desta segunda modalidade de tecnologia social adaptada as condições de semi aridez.
Para se ter uma idéia da importância da água de qualidade que as cisternas apanha da chuva, segundo a OMS, 25% das crianças que morrem no Nordeste ainda é por conta do consumo de água inadequada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário