O que está procurando?

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Parabéns Alexandre enfermeiro, "o exemplo que arrasta"
* Caramurú

Na vida tem pessoas e acontecimentos que se tornam inesquecíveis. A conversa com Alexandre em 2008 me deu um desses presentes para minha eternidade.

É preciso dizer um pouco da vida do rapaz a quem me refiro. Filho de pai e mãe pobres, morava na rua por trás da Escola Estadual Adrião Melo. Depois, motivado por Ronaldo Valência e a Comissão Pastoral da Terra, a sua família virou assentada no Projeto de Assentamento Lagoa Vermelha, em Upanema. Mais tarde e com muito esforço de Alexandre, o jovem se formou em enfermagem e hoje faz mestrado na UFRN.  Um exemplo para tantos outros rapazes e moças pobres que eu tive a alegria de ir a sua festa de formatura.

Apesar da diferença entre as nossas idades não ser tão grande e nossa Campo Grande ser pequena, o enfermeiro Alexandre e eu nunca tivemos uma convivência de amizade como é comum nos garotos dos interiores. Éramos de turmas distintas. Portanto, vivemos nas nossas vidas cenas do mesmo feito de luta pela sobrevivência mas em lugares desconhecidos um do outro. Ou pelo menos eu pensava assim até o 2008...

Fui eu conversar com meu conterrâneo nas eleições municipais a procura de voto e me deparei com uma mensagem inesquecível. Alexandre olhou fixo para mim e afirmou que "Só tinha encontrado coragem para sair de Campo Grande e ir estudar em Mossoró porque se espelhou na história de vida de Caramuru Paiva".

Para mim aquilo foi uma felicidade incomensurável. Não tinha idéia que uma caminhada igual a milhões de brasileiros e brasileiras comuns pudesse mobilizar outro semelhante a mim. Aquele sentimento da conversa eu guardo até hoje e tenho certeza que não é vaidade. Na verdade, tive uma grande lição de vida e lembrei de uma antiga canção do Zé Vicente:

Somos gente nova levando união
Somos povos, sementes de nova nação eh, eh
Somos gente nova levando o amor
Somos comunidade povo do senhor

Feliz aniversário, amigo e agora enfermeiro Alexandre Bezerra. O seu exemplo vai arrastar outros Alexandre.

Nenhum comentário: