O que está procurando?

terça-feira, 21 de junho de 2011

Virou Notícia no Estado do Maranhão:

Fala de Jerônimo Rodrigues, Sec SDT/MDA
* Rede CODETERMA

No período de 14 à 17 de junho de 2011, Foi realizado no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra, Natal (RN) a Oficina de Planejamento da Rede Nacional de Colegiados do Programa Territórios da Cidadania, contando com a presença do secretário nacional de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA), Jerônimo Rodrigues Souza e os representantes dos territórios dos 27 estados da federação.

Durante a abertura do evento, o secretário Jerônimo Rodrigues fez uma apresentação do plano Brasil Sem Miséria, lançado recentemente pela presidenta Dilma Rousseff. O plano é um dos principais programas do Governo Federal, destinado a melhorar a vida de 16,2 milhões de pessoas que vivem em casas em que a renda mensal é de até R$ 70 per capita. Jerônimo lembrou que grande parte desse público encontra-se no meio rural, portanto, contando com ações diretas do MDA e da secretaria ocupa.

O secretário também apresentou as diretrizes da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural (PDBR) e a importância da abordagem territorial na articulação de políticas públicas. Durante a sua fala, fez uma exposição dialogada sobre a abordagem territorial e sua relação com a estratégia de erradicação da pobreza extrema. “Estamos construindo uma política pública diferenciada no Brasil, uma política baseada em territorialidades, que leva em conta a economia, as bacias hidrográficas e a cultura do povo”, destacou. Esta foi a primeira vez em que Jerônimo participou de reunião com a rede nacional de colegiados dos Territórios.

As atividades teve como principais objetivos: o fortalecimento do processo político organizativo da Rede Nacional de Colegiados Territoriais; elaboração do planejamento estratégico da rede; apresentação do contexto da estratégia territorial e do novo Plano Nacional para Erradicação da Extrema Pobreza; aprovação do Regimento Interno da rede; Qualificar o processo de articulação política da Rede com representantes do Executivo e Legislativo Federal; Planejar o V encontro Nacional de Colegiados Territoriais e I encontro Nacional da Rede de Colegiados Territoriais; contribuição para fortalecer a coesão e integração entre os membros da coordenação política das redes.

A Rede Estadual do Maranhão esteve representada por Sebastião Neto (TC Cocais)e Narlene Belfort ( TC V. Itapecuru), onde fizeram um explanação da atual situação da Rede Estadual do Maranhão, sendo considerado pela Rede Nacional em estado bem avançado. A Rede do Estado do Maranhão saiu com agendamento da visita do Secretario Jerônimo Rodrigues Souza (SDT) e dos representantes da Rede Nacional Ubiratan Bispo (Mazinho) e Márcia Dornelles com intuito do fortalecimento da Rede junto ao governo do estado do Maranhão.


Saiba Mais

A Rede Estadual de Colegiados Territoriais do Maranhão é composta por todos os Colegiados Territoriais organizados. Destas redes participam os Colegiados tanto de territórios homologados pelos Conselhos Estaduais de Desenvolvimento Rural Sustentável - CEDRUS quanto os que forem reconhecidos como tais por outras instancias. Essa rede, por se propor a articular instancias constituídas por organizações da sociedade civil e do poder público assume um formato de rede de governança. A Rede reger pelos princípios da democracia participativa, da horizontalidade, da cooperação, da solidariedade, do respeito ético a diversidade e pluralidade.


MISSÃO

A Rede Estadual de Colegiados Territoriais tem a missão de animar os processos de desenvolvimento rural sustentável - com enfoque territorial - e participação social nos territórios, articulando aspirações e experiências territoriais com políticas públicas projetos e ações nacionais na perspectiva da promoção de um modelo de desenvolvimento sustentável e solidário, portanto includente, democrático e pluralista. Para realizar esta missão deverá organizar - se para cumprir o papel a ela designado pelos Colegiados membros que é representar politicamente os Colegiados Territoriais junto às instituições públicas e privadas, participando ativamente nos debates sobre promoção do desenvolvimento sustentável e solidário, com enfoque territorial, considerando e prezando pela participação e por sua autonomia política.


Programa Territórios da Cidadania

Nos últimos anos, o Brasil avançou na redução das desigualdades sociais e regionais. Para enfrentar o desafio de melhorar a qualidade de vida dos brasileiros que vivem nas regiões que mais precisam, especialmente no meio rural, o Governo Federal lançou, em 2008, o Programa Territórios da Cidadania. O Territórios da Cidadania tem como objetivos promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. A participação social e a integração de ações entre Governo Federal, estados e municípios são fundamentais para a construção dessa estratégia.

* Matéria e foto do http://www.redecodeterma.blogspot.com/

Nenhum comentário: