O que está procurando?

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Dialogando com Dulcivan Teodoro:

Cidadão Dulcivan Teodoro reclama placas indicativas dos números das casas
Sobre o tema da sinalização de Campo Grande e as placas numeradas nas casas
* Caramurú

Primeiro quero dirigir ao amigo Dulcivan Teodoro dizendo que ele (junto com alguns conterrâneos) inaugura uma nova fase na participação da sociedade sobre os destinos do município. Com Dulcivan cresce o número de pessoas que corajosamente assinam o pensamento e cobram atitudes de nós, figuras públicas. Agradeço as críticas que tem endereço para mim.

Em segundo lugar quero agradecer também os elogios e a confiança na minha capacidade de colaborar em respostas aos problemas de nossa terra, como no caso da confusão Campo Grande/Augusto Severo. Assim quero dedicar mais tempo deste artigo ao caso da sinalização urbana que você exige solução para a falta de numeração das casas, citado no seu comentário postado originalmente no CG News.

Existe um projeto em implantação de sinalização em Campo Grande, no valor de R$ 121 mil, financiado pelo Ministério do Turismo/Governo Federal, que vem a amenizar significativamente a situação das indicações de ruas de nossa cidade.  Conheço bem o referido projeto porque partiu de mim a sugestão, a elaboração e o cadastro no SICONV. Tudo começou de uma consulta que o prefeito Bibi me fez sobre qual destino deveria dá a uma emenda parlamentar destinada pelo senador José Agripino para Campo Grande. E foi o que propus. 

Na verdade o projeto está implantado pela metade (ou menos da metade). O original do que formulei constava de:

- Sinalização vertical com placas duplas e triplas em todas as esquinas e cruzamentos de Campo Grande.
- Placas indicativas das principais comunidades rurais.
- Outdoor gigantes em policromia nos 6 principais pontos de entradas de sede do município.
- Um arco na frente do cemitério indicando os principais órgãos públicos (banco, prefeitura, câmara, igreja, fórum, hospital, EMATER, etc).
- Placas indicativas de todos os órgãos públicos, próximas dos mesmos.

Em julho falei do assunto com o prefeito e fiquei sabendo das mudanças no objeto  do convênio que foi feita a posteriori, já pelo engenheiro da prefeitura, para dá respostas as pendências apresentadas pelo Ministério do Turismo/Governo Federal, durante o processo de análise. Da primeira versão saíram as sinalizações verticais e entraram a sinalização horizontal da via costeira junto com as placas indicativas de ruas de Campo Grande.

Neste último aspecto quero destacar a contribuição dos Vereadores que fazem um intenso trabalho de nomeação das ruas até então tidas como "projetadas". É fato que José Régis de Melo outro dia veio reclamar a mim pelos nomes escolhidos, achando ele (e eu também) ser importante o Legislativo ouvir um historiador para listar pessoas importantes da nossa cidade. Apesar da ressalva, o procedimento de denominação é de grande valia e as escolhas quase sempre foram justas homenagens.

Caro Dulcivan, com o projeto as vidas dos carteiros melhoraram porque agora as ruas passaram a serem localizadas. Entretanto, falta achar os moradores com as numerações das casas. Lá em minha residência, por exemplo, pus por conta própria o número 13 e minha sogra ao lado colocou o 15. Mas você tem toda razão, o problema é um grande inconveniente para o recebimento de correspondências e até tem gerado atrasos e multas para algumas pessoas com financiamentos enviados pelos correios.

No projeto de sinalização do município ainda faltam serem instalados os outdoor, as indicações dos órgãos públicos e o arco da entrada; mas não constam as placas numeradas das residências. Na sua crítica temos 2 caminhos mostrados. Um é a prefeitura fazer com recursos próprios e, se realizado por partes, não fica tão caro. A outra sugestão é o executivo organizar e informar as numerações e cada um, na medida que tiver condições, ir comprando e colocando as placas domiciliares. 

Fica assim a sua sugestão sinalizada para as autoridades competentes e para acréscimos de idéias por toda a sociedade. Abraços, amigo Dulcivan.


2 comentários:

noticiario giro por cg-rn disse...

De fato caro caramuru quero saudade ao senhor com um bom dia,e destacar que de fato é caso que eu mesmo ainda não tinha percebido tanto,
essa semana que passou tive noticia de que uma encomenda minha vindo da soptime ja estava no correio,mas que infelizmente pela a falta de nueração a casa eu ainda não tinha recebido.
de uma certa forma o correio é quem acaba levando a devida culpa,na minha casa por exemplo ja estive colocado o numero que por sinal de acordo com a quantidade de casas estive colocando o numero 10, de fato esse problema necessita ser resoulvido. abraços. RR MORAL.

Dulcivan disse...

Parabenizo ao nobre amigo cruz-maltino pela atenção ao assunto em destaque e pela coragem de se expor sobre diversos assuntos que se fazem pertinente a nossa população.Lembro que os meios de comunicação social como este favorecem e contribuem para levar de forma mais rápida os problemas aos nossos representantes, bem como sua visão e esclarecimentos sobre os mesmos.O caro amigo é vítima desse tipo de problema que para muitos é sem importância, mas para outros geram ônus, atrasos, falta de entrega ou serviços além de colocar indevidamente no anonimato centenas de pessoas.Confio em sua posição e empenho sobre esse assunto e aguardo que em breve possamos tê-lo solucionado.Para finalizar lembro que este tipo de debate deveria ser levado ao prefeito Bibi, pois a página da PMCG possui apenas um fale conosco onde depois fica aguardando moderação além de uma análise interna para posteriormente ser levado ao prefeito e publicado case trate de um comentário positivo. Moderado?Isso parece mais com o poder Moderador do tempo ainda de D.Pedro que traduzindo ao imperador era creditado apenas os fatores positivos sendo os negativos atribuidos totalmente a equipe do mesmo.Acho dentro de minha singela opinião de que mais vale uma crítica positiva do que um elogio hipócrita ou falso até mesmo para se tirar uma opinião sobre determinado assunto. Se por acaso o amigo falar porque não tenta entrar em contato pela página do município direi:Basta.De moderação e análise já estou cansado.Com isso quero deixar evidenciado, explícito e homologado não se constituir nenhuma opinião com o intuíto de privilegiar ninguém em detrimento de outro. Qualquer semelhança é mera coincidência.Um abraço, feliz dia dos país e uma ótima semana.