O que está procurando?

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Eleições 2012 em Mossoró

Josivan Menezes é o novo em Mossoró

PT tem chance de sair dos escombros em Mossoró

Josivan Barbosa mexe com partido que está sem rumo e procura se reoxigenar após decisão de 2008
* Carlos Santos

A costura política que caminha para transformar um projeto pessoal, numa aposta partidária, na sucessão mossoroense, através do professor Josivan Bezerra, pode gerar várias consequências. É o fato novo da política paroquial.

Josivan desembarcou há poucos dias no PT, apresentando-se logo como pré-candidato a prefeito. Apesar dos naturais questionamentos internos e seu assembleísmo inato, o partido deve confirmar sua postulação. A situação atípica, nesse caso, não deriva tão somente da projeção particular do eventual candidato.

O professor Josivan, reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), é a oportunidade que o PT de Mossoró tem de se reoxigenar, passar uma borracha no passado recente e calibrar discurso. Chance de sair dos próprios escombros em que está soterrado há algum tempo, sem sequer possuir um vereador na cidade e ter apagada presença política.

A opção por candidatura própria, como nas eleições de 1982, 1988, 1992, 1996, 2000 e 2004, quando sempre teve presença eleitoral discreta, ou em alguns casos até apagada, dá ao PT os meios para recomeçar.

Em 2008, o partido foi praticamente “arrendado” pelo PSB do grupo da deputada federal Sandra Rosado, para servir de arrimo à candidatura à prefeitura da deputada estadual Larissa Rosado (PSB), graças a marca Lula, carregada pelo petismo.

Em relação a 2012, há interesse do PSB em insistir na composição. A chegada de Josivan, por exemplo, viria a calhar. Um nome a vice à medida do aspirado por essa banda do clã Rosado, para enfrentar o DEM da prefeita de direito Fátima Rosado (DEM), a “Fafá”.

Entretanto é muito pouco provável, quase impossível mesmo, que o reitor da Ufersa deixe a confortável posição gestora-acadêmica, onde tem reeleição viável, para ser penduricalho. Esse papel que coube ao petista Tércio Pereira em 2008, vice de Larissa, não se encaixa no perfil de Josivan.

Existe também a própria vontade de fora para dentro, com peso da hierarquia partidária, para o PT voltar marchar em faixa própria, entre os gigantes dos Rosado, que são governo e oposição em Mossoró. O reitor não será apenas um candidato chancelado pelo diretório municipal. Tende a ser candidato do próprio Planalto.

Esvaziamento
Com uma costura que pode atrair alguns partidos da base aliada da presidente Dilma Roussef (PT), como PR e PCdoB, o petismo mossoroense visa abocanhar uma fatia considerável do eleitorado local. É aquela multidão que costuma ficar distante das forças tradicionais, manifestando sua insatisfação de várias formas: da abstenção ao voto em qualquer candidato não-Rosado.

Para se ter uma ideia da “bolha” de votos sem dono em Mossoró, em 2008 houve registro de 18.701 eleitores que se abstiveram de ir às urnas. Multidão capaz de decidir um pleito. Prova disso é que a maioria da vencedora, a prefeita reeleita Fafá Rosado, sobre Larissa Rosado, foi de 19.180 votos. Ou seja, apenas 479 votos a mais das abstenções.

E a candidata à nova tentativa de chegar à prefeitura, deputada Larissa, que trate de se mexer. O afastamento do PT do centro de gravidade do PSB, além de dificuldade de atrair siglas de alguma representatividade, pode dilapidar seu capital de intenções de voto.

Essa “erosão” tende a ocorrer até mesmo antes de atingirmos o período de convenções e campanha. As peças, em movimento, isolam-na gradativamente.

A visão preliminar, dessa lonjura ainda da campanha de 2012, é que o PT está no jogo, com uma engrenagem capaz de mexer com a sucessão mossoroense.

Tem chance de vencer? É possível, sem que pareça provável, por enquanto. Mas acima de tudo, há meios para marcar posição e oferecer finalmente um projeto alternativo a uma cidade que passa por veloz transformações sociológicas, como o fato de ser um polo acadêmico.

Bom ficarmos atentos. Vem mais novidade por aí.

* Matéria e imagem do Blog do Carlos Santos

Nenhum comentário: