O que está procurando?

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Educação formal e profissional é prioridade na Gestão Cuidando de Você

Caderno Especial do Jornal De Fato, de 02/08/09 destaca trabalho desenvolvido em Campo Grande como referência na superação da pobreza
* Caramurú

A reportagem especial do Caderno Estado, publicada no Jornal De Fato, um dos mais importantes do Rio Grande do Norte, foi intitulada de Geografia da Pobreza na Região Oeste e abordou os principais aspectos que entravam o desenvolvimento sustentável dessa importante área do interior potiguar. Quando citou as alternativas para superação deste quadro, o repórter fez alusão a quatro gestões municipais dentre mais de 17 cidades. O município de Campo Grande foi um dos citados com o texto que reproduzimos abaixo:

Instituições atuam na capacitaçãoCampo Grande

Outra frente de combate à pobreza rural no Oeste do Rio Grande do Norte parte da capacitação, mesmo que pequena para a grande demanda existente, direcionada por segmentos como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-RN) e instituições não-governamentais.No período de 3 a 7 de agosto, o Sebrae-RN comunica que, através do Projeto Território Sertão do Apodi, realiza palestras voltadas para o público empreendedor, empresários formais e informais de dez municípios da região Oeste do Estado, no município de Campo Grande. Nesse caso, o público-alvo será urbano.

Durante os cinco dias de oficina, empreendedores receberão orientações acerca do processo de abertura e operação de um negócio, direcionamento para operacionalização e consolidação de um empreendimento, além de qualidade no atendimento, e vendas.

Para participar do evento, é necessário que o empresário efetue uma inscrição com dois quilos de alimento não-perecível, junto à prefeitura municipal da cidade onde reside. Todo o material arrecadado será doado a uma entidade localizada no município-sede da oficina. Mais de 350 pessoas já se inscreveram para a oficina. A meta é inscrever um total de 400 participantes.

Na área rural, o engenheiro Adailton Alves da Cunha, coordenador do Programa Desenvolvimento Solidário no Rio Grande do Norte, informa que somente o Banco Interamericano de Desenvolvimento Econômico (BIRD) está destinando quase R$ 35 milhões para investir em capacitação e infraestrutura para pequenos produtores rurais, através do Governo do Estado, Adailton, que também é extencionista do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (EMATER), o perfil médio da família considerada pobre no Estado tem de cinco a seis membros e renda média de R$ 350,00. "Essas famílias sem um apoio governamental não têm como sobreviver. Realmente precisam de ajuda, especificamente técnica", diz o coordenador do Programa Desenvolvimento Solidário, na região Oeste do Estado.

Fonte: Jornal De Fato, de 02/08/09.

Nenhum comentário: