O que está procurando?

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Fátima Bezerra: "Até o final de 2010 serão inaugurados mais 03 CEFET"

Comitiva federal prepara inaugurações
JOTTA PAIVA
Da Redação
Ipanguaçu

Chegou ontem a Mossoró a comitiva da Presidência da República e do Ministério da Educação (MEC), que veio preparar a inauguração dos Institutos Federais do Rio Grande do Norte (IFRN), com a presença do presidente Luis Inácio Lula da Silva. O evento acontece no próximo dia 20, às 11h, no campus Ipanguaçu. Também serão inaugurados outros quatro novos campi do Instituto - Apodi, Caicó, Pau dos Ferros, João Câmara e Santa Cruz. Até dezembro devem ser inauguradas as unidades da Avenida Rio Branco em Natal e do município de Macau. As seis novas unidades devem receber 2.400 alunos, uma média de 400 vagas por casa campi, de acordo com o número de aprovação. Um dia antes, na quarta-feira, 19, o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, Getúlio Marques Ferreira, e o reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, vão conceder uma entrevista coletiva para falar sobre essa segunda fase da expansão da rede no Estado. A coletiva será no campus Mossoró, às 15h.

A visita de Lula foi confirmada no domingo, 16, pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco. O ministro da Educação, Fernando Haddad, acompanhará o presidente. Os investimentos na expansão do IFRN chegam a R$ 30 milhões. Em entrevista na capital, a deputada Fátima Bezerra disse que até o final de 2010 devem ser inaugurados núcleos de extensão em Parnamirim e Nova Cruz e uma unidade em São Gonçalo do Amarante. A inauguração das novas unidades do Instituto ocorrerá em Ipanguaçu e será retransmitida simultaneamente para as demais através de telão. O município foi escolhido por estar no coração do Vale do Açu, cuja principal atividade econômica é a agricultura irrigada. Esse campus atende a uma população de cerca de 120 mil habitantes, dos quais 58,79% se concentram na zona urbana e 38,92% na zona rural. Os cursos oferecidos objetivam atender às vocações econômicas do município. Hoje, o campus oferece cursos técnicos regulares de Agroecologia, Informática, Sistema de Informação, Manutenção e Suporte em Informática, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, para pessoas acima de 18 anos. A partir deste segundo semestre, será oferecido também o curso superior de licenciatura em Química, como parte da política de estímulo à formação de professores do MEC.


Campus de Ipanguaçu começou em 1988


A história do campus de Ipanguaçu remonta à antiga Fazenda-Escola Cenecista Professor Arnaldo Arsênio de Azevedo, criada em 1988, pela Campanha Nacional das Escolas da Comunidade (CNEC), em parceria com o Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS).Em março de 1999, após um diagnóstico que constatou a falta de perspectivas de funcionamento da Fazenda-Escola, o Polo de Desenvolvimento Integrado Açu-Mossoró e a ONG Desenvale sugeriram a transformação da escola no Centro de Tecnologias em Agronegócios do Vale do Açu. O Cetanvale, como era chamado o centro, passou a ser gerenciado pelo então Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET-RN).Em 2006, o município foi contemplado pelo MEC com a instalação da Unidade de Ensino do Cefet-RN integrando a primeira fase de expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica. Com a transformação dos Cefets em institutos federais, o que era unidade passou a ser campus, com mais autonomia para atender as demandas locais.
Fonte: Jornal De Fato, Caderno Estado, 18/08/2009

Nenhum comentário: