O que está procurando?

quarta-feira, 5 de agosto de 2009


A importância de investir na juventude
* Caramurú

De uma perspectiva poética, podemos comparar a fase da juventude com a inspiração de um escritor, com a luminosidade de uma tarde de verão, ou quem sabe, ainda, com a alegria de quem encontra o amor. A inspiração, porque lembra criatividade, arte, inovação, disposição para enfrentar o que é novo. A luminosidade, porque lembra leveza, liberdade, brilho e certeza de que se pode caminhar sem medo de tropeçar. A alegria do amor, porque lembra o compromisso, a entrega, a decisão e a escolha pessoal, pautados pelo mais nobre dos sentimentos.

A juventude é a etapa em que o ser humano expressa essas características, de um modo muito natural. Entretanto, as experiências nela vivenciadas são decisivas para o desenvolvimento da personalidade que norteará a continuidade da vida. A estrutura social, econômica, cultural e afetiva encontrada na atualidade não favorece aos jovens as melhores escolhas. Aliás, dificilmente é possível “escolher”, já que, o que há de melhor, geralmente é destinado àqueles que pertencem às classes sociais mais privilegiadas. Além disso, estamos submetidos a todo tipo de apelo para o mal, tais como o vício, a prostituição, o mau gosto estético, o egoísmo, a falta de compromisso que contrastam com os valores humanos desejados.

Por isso, é tão importante investir nos jovens. Investir em ações de educação, esporte, cultura, religião e tudo o que possa levá-los a refletir sobre a vida e o mundo, a fim de que possam desenvolver uma postura crítica e transformadora. Mais que um alerta, esse é um convite à ação. É muito cômodo criticar os jovens. É ético e justo estender-lhes a mão, contribuindo com aquilo que está ao nosso alcance para que a inspiração, o brilho e a alegria nunca sejam tirados de suas vidas. Assim, dedico este texto a juventude do curso pré-vestibular Abrindo Caminhos (foto) que estão indo numa excelente direção.

Nenhum comentário: