O que está procurando?

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Professora Tatiana Moritz da UERN, coordenadora do inventário turístico de CG

Professora Tatiana Moritz: "Campo Grande sai na frente na elaboração do inventário turístico"
* Caramurú

No último final de semana o município de Campo Grande foi tomado por um grupo de 15 estudantes do curso de Turismo sob a coordenação da Professora Tatiana Moritz (foto). A finalidade da presença de tantos profissionais em nossa terra era a elaboração do inventário turístico que ao ser concluído será hospedado na página oficial do Ministério do Turismo. O ato é um passo fundamental para a Gestão Municipal se consolidar neste campo e conseguir recursos do Governo Federal.

O testemunho da professora serviu como estímulo para o trabalho em curso na Prefeitura Municipal pela liderança do próprio Bibi e dividida com a Secretária de Desenvolvimento Econômico e a Coordenação de Geração de Emprego e Renda. "Olha Campo Grande é a quarta cidade no Estado que está fazendo o inventário. Entretanto, foi a que melhor nos recebeu", disse a professora Tatiana. A recepção do grupo foi realizada por Lilia Holanda - Coordenadora de Geração de Emprego e Renda, Pedro Miau - Coordenador de Cultura, Arnaldo Bezerra - presidente da Câmara, Ranieri Moreno - Secretário de Ação Social, Neuraci Vieira - Presidente da Casa de Cultura, Hildebrando Neres - Secretário de Agricultura junto comigo e outros parceiros.

O trabalho desenvolvido sábado e domingo precisará de continuidade nos próximos dias, mas estará concluso num período inferior a dois meses quando elaboraremos o nosso Planejamento Turístico. Esse conjunto de ações tem outras colaborações fundamentais como o empresário Antonio Gentil, O Programa de Turismo Rural na Agricultura Familiar - TRAF, Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário e Núcleo Sertão Verde. Conheço a compreensão do prefeito Bibi sobre o tema e vejo a população sensibilizada para as possibilidades econômicas do que vem sendo estruturado. A pretensão é de médio prazo e acredito ver ao término destes 04 anos um roteiro turístico regional com Campo Grande incluso.

A linha do turismo e o perfil do turista almejados focam num turismo sustentável sem tantos investimentos e receitas baixas. Entretanto, com entradas significativas e sem as mazelas das drogas e prostituição implícitos nos roteiros tradicionais. Se busca o viajante, o vendedor, o empresário interessado na cultura nordestina, na paisagem semi-árida, nas danças e culinária do sertão, nos banhos de rios e cachoeiras, etc. Ou seja, pretendemos vender o nosso melhor e trazer o desenvolvimento e a renda para ajudar a, somando-se as atividades principais, diversificar a nossa economia.

Nenhum comentário: