O que está procurando?

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Adicionar legenda
Mais um telecentro e a inclusão digital cresce em C. Grande
* Caramurú

Ontem o jovem Igor Henrique fez um gesto nobre em favor do nosso município. Atuante da FEJERN - Federação da Juventude do Rio Grande do Norte, o neto de Sr. Macidônio procurou de todo modo garantir um telecentro com 11 computadores que estava reservado para Campo Grande. A atitude mostra mais uma vez a possibilidade de todas as pessoas fazerem algo de bom por sua terra. Aliás, como dizia Vital Farias "quem não ama a sua terra, não ama a terra de ninguém".

Enquanto mandato de vice prefeito fui procurado pelo rapaz que tinha ontem o vencimento do prazo para repasse dos equipamentos. Imediatamente coloquei os encaminhamentos para o prefeito Bibi que prontamente assumiu a contrapartida da prefeitura para recebimento do projeto que soma na causa da inclusão digital. É preciso registrar este mérito do gestor receber um bom investimento sem resistência insuperável que as vezes acontece na gestão pública brasileira quando não se tem a autoria principal na ação.

De acordo com Igor Henrique, a demanda começou com Tássio Veras numa solicitação feita em 2008. É necessário também este reconhecimento a origem da atitude. O resultado final será mais um importante passo na caminhada de informatizar o município, começando pelas escolas e seguindo nas principais comunidades rurais.

A inclusão digital vem dando avanços significativos no Brasil e em C. Grande não é diferente. Nos últimos anos conseguimos um telecentro comunitário do Governo Federal através de D. Vânia Jácome, ex Secretária de Educação, ainda no Governo de Bebeto Almeida. Depois vieram os telecentros das Escolas Ieda Medeiros e Bom Jesus, instalados pelo mandato de Bibi de Nenca. Da nossa parte, enquanto vice prefeito, colaboramos com o Sertão Verde e a Associação do Bom Jesus para conquista de mais dois telecentros. Recentemente, Bibi de Nenca conseguiu outro telecentro para a Escola Joaquim Leal Pimenta. E, por último, este intermediado pelo Igor Henrique. Quase todos estes sendo investimentos principais iniciados no Governo Lula e continuados pela Presidenta Dilma com contrapartidas locais da prefeitura, do Núcleo Sertão Verde ou da Associação do Bom Jesus.

Acredito que esta política é quem avança a nossa população. São homens e mulheres empenhados em fazerem mais e não evitarem que alguém faça. Neste caso, a inclusão digital foi meta do Programa de Governo que negociamos no acordo PT/PMDB, a partir de um plano para a educação que teve construção com a participação do corpo educacional, sob a coordenação partilhada entre a professora Leida Almeida, Iracema Manielle e nossa contribuição.

Certamente, estamos dando grandes saltos na formação de nosso povo para se posicionar dentro das atuais solicitações do mercado de trabalho. Se na minha geração era necessário ter o curso de datilografia e pudemos acompanhar a transição para o mundo da informática; nos dias atuais é analfabeto quem não tem conhecimento básico da área digital.

Como leem são muitos resultados num gesto aparentemente simples. Os resultados juntos podem ser simbolizados na atitude de um garoto, filho de Campo Grande que gosta de política e muito mais de sua terra.  Para Obama o resumo disso é "yes, we can!".

* Imagem www.saboeiroexiste.blogspot.com



Nenhum comentário: