O que está procurando?

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Roseli Pittner, representante do PR
Conheça mais um território e a representante do Paraná na Rede Nacional dos Colegiados Territoriais
* Caramurú

A representação governamental do Estado do Paraná na Rede Nacional de Colegiados Territoriais - RNCT é feito por Roseli Pittner, Secretária executiva do Território Paraná Centro. Este território situa-se geograficamente na região central paranaens. Em decorrência do processo histórico de ocupação do espaço geográfico do estado, esta região caracteriza-se como a última faixa do Território a ser plenamente ocupada. 

Este fato se deve, primeiramente, a intensificação das atividades econômicas (caminhos das tropas que transportavam gado) na faixa Territorial ao leste do estado, ou seja, as regiões litorâneas e de Lapa e Curitiba; e num segundo momento, a colonização da região oeste com a intensificação da migração de agricultores gaúchos e catarinenses. O Território Paraná tem uma população total de 341.696 habitantes segundo o senso do IBGE 2010, sendo que 62% destes habitantes vivem na área rural e 38% na área urbana, com as cidades apresentando características fortemente rurais. 

Os municípios do território Paraná Centro são: Altamira do Paraná, Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Cândido de Abreu, Guarapuava, Iretama, Laranjal, Manoel Ribas, Mato Rico, Nova Cantú, Nova Tebas, Palmital, Pitanga, Rio Branco do Ivaí, Roncador, Rosário do Ivaí, Santa Maria do Oeste e Turvo. 

Nenhum comentário: