O que está procurando?

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

DE ESAM A UFERSA

Dr. Josivan Menezes mudou a ESAM
Sei porque vivi a diferença da ESAM para a UFERSA
* Caramurú

Tenho propriedade para tratar sobre a mudança da ESAM para a UFERSA porque entre 1993 e 1998 cursei agronomia. Sei exatamente o calvário no caminho desde a alegria quando ouvi o anúncio do resultado do vestibular pela rádio rural, passando pelos sofridos 5 anos de estudos até chegar o dia do recebimento do meu diploma de engenheiro. Como muitos jovens nordestinos daquele período, realizei uma travessia heróica mudando o curso de um destino que parecia fadado a miséria.

Depois voltei como profissional para ser parceiro UFERSA quando eu já exercia a função de Supervisão do Projeto Dom Heldér Câmara, projeto este do Governo Federal que apóia a agricultura familiar. Mais recentemente tornei a manter o elo com a instituição na condição de vice prefeito e realizador do Cursinho Pré vestibular gratuito para jovens de Campo Grande.

É planetária a distância entre a dimensão da ESAM  que estudei para a UFERSA que visitei. A de antigamente (até 1998) tinha apenas 1 curso de agronomia e o então recém criado Medicina Veterinária. No total eram 600 alunos e alunas morando numa vila acadêmica em estado precário e, ainda por cima, cada aluno interno tendo de pagar a comida, coisa que só era possível se tivesse acesso as mínimas bolsas de carência ou as relíquias das bolsas de pesquisa.

Hoje na UFERSA são 6.000 estudantes distribuídos em 34 cursos e cerca de 800 bolsas estudantis. As residências dão gosto dos/as alunos/as receberem parentes e amigos/as. Além do mais a UFERSA agora conta com um prédio erguido com o objetivo de ampliar as ofertas de vagas de moradias para as mulheres. A comida também mudou e passou a ser servida num restaurante universitário com alimentação de qualidade subsidiada pelo preço de R$ 5. A biblioteca foi ampliada e modernizada. A universidade virou um canteiro de obras.

Isso tudo tem total influência da política do Governo Lula para o ensino superior que mudou definitivamente o rumo da ESAM. Primeiramente convertendo de Escola Superior para Universidade do Semi-árido. Em seguida, veio uma infinidade de investimentos que elevaram o padrão de ensino e elasteceram as oportunidades, tornando mais fácil a vida do jovem carente para virar "Doutor".

Junto com o Presidente Lula, a UFERSA teve a felicidade de contar com um Reitor da competência do Dr. Josivan Menezes. Sem dúvida nenhuma a inteligência junto com a extraordinária capacidade de gestão e articulação institucional fez com que Dr. Josivan Menezes extraísse o melhor possível deste momento de desenvolvimento nacional que colocou o social em primeiro plano.

Lula lá e Josivan cá tornaram produtivo e promissor o chão árido e sem perspectiva que era a ESAM, transformando-o no campo fértil da UFERSA. Passado quase uma década de atuação da dupla, a sociedade colhe os frutos da combinação de compromisso social com visão de futuro. O futuro virou presente e novos horizontes estão abertos. Só não vê quem não quiser.

Nenhum comentário: