Antonio Gentil e esposa |
Vale a pena ler o discurso de Antonio Gentil no evento de 15 anos da Casa de Cultura de Campo Grande:
"SENHORAS E SENHORES,
BOA NOITE.
HOJE É UM DIA ESPECIAL PARA A SOCIEDADE DE CAMPO GRANDE. ESTAMOS COMEMORANDO OS QUINZE ANOS DO ESPAÇO CULTURAL CLETO SOUZA DESTA CASA DE CULTURA.
COMEÇAMOS ESTE SONHO TIMIDAMENTE, COM APENAS UMA SALA E TREZENTOS LIVROS.
HOJE, NOSSO ESPAÇO CULTURAL É DOTADO DE UMA BIBLIOTECA COM OITO MIL TÍTULOS, UMA ESCOLA DE INFORMÁTICA COM CENTO E VINTE ALUNOS, UMA ESCOLA DE MÚSICA COM CEM ALUNOS, UMA PINACOTECA COM VINTE E SEIS OBRAS DE ARTE, UMA FILMOTECA COM BRINQUEDOS EDUCATIVOS E INTELIGENTES, UM MUSEU COM MAIS DE TREZENTOS ITENS E MAIS UM ESPAÇO PARA OFICINAS DE ARTE, COMO FUXICO, BORDADOS, RENDAS, PINTURAS E APOIO ESPECIAL A RENDA RENASCENÇA, NÃO DEIXANDO MORRER A ARTE QUE OS NOSSOS ANTEPASSADOS NOS DEIXARAM COMO LEGADO.
QUERO PEGAR EMPRESTADAS AS PALAVRAS DO GERENTE EXECUTIVO DO BANCO DO NORDESTE DO BRASIL, WALMIR MARQUES, EM CARTA ENDEREÇADA A MIM, APÓS VISITAR ESSA CASA:
“POTENCIAL PARA CRESCIMENTO EXISTE EM CAMPO GRANDE. SENTI QUE ESTA CIDADE NÃO TEM VOCAÇÃO PARA SER POBRE E QUE ESTÁ NAS MÃOS DOS SEUS FILHOS O SEU FUTURO. PRECISA, NO ENTANTO, DE TRABALHO DURO E COMPETENTE, PARCERIAS CONSEQUENTES, MUITA PERSISTÊNCIA E COMPROMISSO FORTE COM AS FUTURAS GERAÇÕES”.
CONTINUA ELE:
“CONHECER ESSA EXPERIÊNCIA ME DEU A CONVICÇÃO DE QUE AS SEMENTES QUE FOREM PLANTADAS NA CIDADE TERÃO SOLO FÉRTIL PARA CRESCER E TORNAREM-SE ÁRVORES BELAS E FRONDOSAS. VI NO ESPAÇO CULTURAL, ANTES DE TUDO, UMA ESCOLA DE CIDADÃOS, QUE AJUDA A NOVA GERAÇÃO A SE SINTONIZAR COM O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO MUNDO E, AO MESMO TEMPO, NELA INCUTE LIÇÕES DE SOLIDARIEDADE, DA BOA CONVIVÊNCIA HUMANA E DE COMPROMISSOS COMUNITÁRIOS”.
QUERO SOCORRER-ME AINDA COM OPENSAMENTO DO JORNALISTA E ESCRITOR VICENTE SEREJO, EM SUA CRÔNICA ‘O DESTINO DE SER LIVRE’, PUBLICADA NO JORNAL DE HOJE DO DIA 20 DE JANEIRO DESTE ANO.
RESSALTA:
“NÃO FOI A TOA, SENHOR REDATOR, QUE PAULO FREIRE SONHOU COM A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERTAÇÃO. TALVEZ TIVESSE UM POUCO DAQUELA MESMA DESCOBERTA DO FILÓSOFO JEAN-PAUL SARTRE QUANDO AVISOU AO MUNDO, NAQUELES ARDENTES ANOS SESSENTA, QUE O HOMEM ESTAVA CONDENADO A SER LIVRE. NÃO HÁ COMO ESCRAVIZÁ-LO, A NÃO SER PELA DESINFORMAÇÃO. LIVRE É QUEM SABE PENSAR. E QUEM ENSINA A PENSAR É A EDUCAÇÃO. A TRANSMISSÃO DO SABER FORMA A CONSCIÊNCIA POLÍTICA E PRODUZ CIDADÃOS LIVRES”.
SEREJO CONSIDERA O ESPAÇO CULTURAL CLETO SOUZA UMA CASA CHEIA DE VIDA ONDE SE SEMEIA O FUTURO. “ A MELHOR EXPERIÊNCIA NASCIDA DO PROGRAMA CASAS DE CULTURA, OUSADIA DE FRANÇOIS SILVESTRE”.
NA OPINIÃO DO JORNALISTA, ESTE ESPAÇO CULTURAL “TRANSCENDEU AOS LIMITES DA IDEIA INICIAL” E TRANSFORMOU-SE EM “MODELO IDEAL PARA SER IMPLANTADO EM TODOS OS LUGARES COMO ÚNICA FORMA SALUTAR DE PROMOÇÃO DA AÇÃO CULTURAL A PARTIR DAS FORÇAS DA SOCIEDADE, GARANTIA AUTÊNTICA CONTRA AS DISTORÇÕES”.
“É UMA ESCOLA QUE FAZ NASCER EM CADA MENINO E MENINA O ATRIBUTO DA CONSCIÊNCIA E O NOBRE SENTIMENTO DA CIDADANIA, FORÇAS QUE IMPULSIONAM PARA A PROFISSIONALIZAÇÃO A PARTIR DO TALENTO DE CADA UM.
O ESPAÇO CULTURAL DEU ASAS A TODOS OS SONHOS DO SEU POVO. E TRANSFORMOU EM SÍMBOLOS E EXEMPLOS TODAS AQUELAS PEQUENAS VOZES DAQUELES MENINOS E MENINAS HUMILDES, MAS CRIADORES DA ARTE. FALANDO, CANTANDO, LENDO E TOCANDO.
UM MILAGRE QUE FLORESCEU COM A CHUVA BENFAZEJA DA GRANDEZA HUMANA”, FINALIZA SEREJO.
FEITOS ESTES REGISTROS, CAROS CONTERRÂNEOS, GOSTARIA DE DIZER QUE CHEGAMOS AONDE NÃO PODEMOS PARAR. NOSSA RESPONSABILIDADE AUMENTA A MEDIDA DO ANSEIO DAS CRIANÇAS QUE PROCURAM ESTA CASA PARA AMPLIAREM SEUS CONHECIMENTOS.
PARA NÃO FALHARMOS NESTA MISSÃO, CONTAMOS COM TODOS VOCÊS. E, ACREDITEM, JUNTOS PODEMOS MAIS.
MUITO OBRIGADO!"
* Antonio Gentil, empresário e padrinho da Casa de Cultura Espaço Cultural Cleto de Souza e http://www.desaboya.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário