O que está procurando?

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Coisas do sertão

Ronaldo: "Este sim é um fenômeno"
Se cuide Patrícia Poeta, Sr. Luiz Costa está chegando
* Caramurú


Hoje a equipe do Fantástico chega a Campo Grande para filmar o Sr. Luiz Costa que está se tornando conhecido no país inteiro pelo seu potencial movido a tutano de osso de boi e rapadura. Mandaram Francisco José no lugar de Patrícia Poeta (talvez por precaução).

O canto do aboio nordestino fez com ele conquistasse mulher, cunhada e sogra. O desempenho que lembra os bons galos caipiras fez com que a filharada chegasse perto de uma centena. Imagine se ele tivesse recebido a natalidade de cada um ? Daria mais de R$ 100 mil.

A história de Sr. Luiz Costa ganhou as páginas da UOL e do G1; e teve direito a comentários de Ronaldo, o ex de Cicarelli, Bárbara Borges, Raíca Oliveira, Suzana Werner .... Ronaldo disse: “Esse sim é um fenômeno”. Seguindo no raciocínio de Ronaldo, se Sr. Luiz Costa tivesse jogado na seleção brasileira estaria na galeria de Pelé e Garrincha.

Mas o sucesso de uma história pitoresca do Sertão Nordestino pode dá panos prás mangas e muitas avaliações filosóficas, sociológicas, antropológicas e tantas lógicas. Neste modesto rascunho, me resumo a pensar o que se passa na cabeça deste agricultor de 93 anos que fez aquilo sem ser de caso pensado.

A descoberta deste e outros casos típicos do nosso Campo Grande que se reproduz Nordeste afora, é parte de um projeto de resgate das raízes culturais que tem a frente o professor Júnior Liberato junto com alguns jovens bons de informática, como é caso de Fábio Dantas (CG Imprensa), Patrício (CG News) e Moicano (CG na Mídia).

O Sr. Luiz Costa está dando visibilidade a Campo Grande e devemos partir daí para compreender, buscar e valorizar mais histórias de gente simples que podem fazer coisas grandes. Neste caso, uma família grande.

Nenhum comentário: