O que está procurando?

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Educação

Imagens ainda são ilustrativa. Mas já podiam serem as reais

Ônibus escolar se encontra na frente da Prefeitura. Micro ônibus está vindo
* Caramuru

Recebi ligações de populares satisfeitos que me comunicam da chegada do ônibus escolar de Campo Grande que já está parado na frente da sede Prefeitura. O micro ônibus deverá chegar ainda nesta quinta-feira. Nos dois transportes constam cerca de R$ 311 mil do Programa Caminho da Escola/Governo Federal e uma contrapartida em torno de R$ 6 mil da municipalidade.

Quem lê este artigo e mora numa cidade maior deve achar exagero tanta referência que tenho feito em repetidas postagens colocadas no blog Notícias & Opiniões. Mas é preciso compreender que estes são os 2 primeiros transportes escolares adquiridos pela Prefeitura, depois de mais de uma década da despedida do seu velho ônibus e num processo de aquisição que durou mais de dois anos submetidos a burocracia do Estado Brasileiro e as críticas infundadas daqueles que torciam no íntimo pela não vinda destes veículos (José Barbosa conhece alguns).

A chegada de ambos deverá reduzir a demanda e os gastos dos nossos universitários que vão toda noite para Assu e Caraúbas, correndo atrás dos sonhos de uma profissão que mude seus destinos e, por tabela, dos seus pais e mães. Mas os dois ônibus devem principalmente assegurar um deslocamento mais confortável e seguro para as criancinhas do principal eixo de acesso da zona rural para a cidade, vindo do Bom Jesus e passando por diversas pequenas comunidades na margem da RN. Isto é uma suposição porque certamente conhecerei o percurso junto com toda a população.

Antes de tudo, a conquista dos ônibus é da sociedade de Campo Grande. Mas é preciso neste momento registrar a criação do Programa Caminho da Escola, pelo ex presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foi através desta facilidade que se viabilizou a aquisição de dois transportes tão caros para o padrão de uma Prefeitura com FPM 0.6. Mas neste ato é preciso, por força do agradecimento (porque em reconhecimento a população já sabe), registrar a gestão e o acompanhamento deste pleito que foi feito pela Deputada Federal Fátima Bezerra e sua equipe de assessoria que cobrava o Governo de um lado e ouvia cobranças permanentes do outro lado, feitas por nós.

Finalmente, é dever meu que conheço porque estive em todas as etapas (de ponta a ponta) o reconhecimento que a Prefeitura fez a parte da sua competência, inclusive a reserva da contrapartida financeira.

Concluo sem soberba, mas prestando contas da missão de vice prefeito que trabalha, de me envolver e celebrar com a classe que faz e acredita na educação municipal porque, através do nosso mandato, fizemos a nossa obrigação de estreitar as distâncias do município e a esfera federal; de modo a buscar, cobrar e acompanhar desde a conquista de um, passando para dois ônibus até este desfecho de final feliz quando hoje chegam para a classe estudantil de Campo Grande.

Nenhum comentário: