O que está procurando?

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Festival da Cultura Nordestina

Mudança de nome foi oportuna para o Festival da Cachaça. A cultura nordestina é muito maior
* Caramurú


A Festa de Novembro, idealizada pelo vereador Vagner Souza, foi um sucesso de público desde a primeira edição. Outro fator importante resultado dela tem sido a geração de renda para os comerciantes da cidade, elevando a renda das pousadas, bares, restaurantes, etc.

Contestado mesmo vinha sendo o tema “Festival da Cachaça”. Algumas pessoas sérias promoveram grandes debates (no meu blog e na imprensa local), argumentando que eram contrários porque o evento fazia apologia a ingestão de bebidas alcoólicas pelos jovens. Inclusive o slogan “desmantelo só presta grande” era usado como exemplo de motivação dos jovens ao “desmantelo”.

Particularmente, desde o princípio achei que os benefícios superavam os erros. Mas a idéia de incluir no nosso calendário cultural mais uma festa (e não de um festival que é algo mais amplo), merece todo o reconhecimento como, entre outras coisa, uma fonte de entrada de receitas e de aproveitamento da veia festiva do nosso povo.

A mudança para Festival da Cultura Nordestina mais do que qualificar a denominação, abre as portas para pensar o dia do evento e quem sabe acrescentar novas programação mais formativas e fortalecedoras da nossa cultura. A começar pelas escolhas divulgadas de Sirano & Sirino + Pé de Ferro; julgo que faz sentido dizer que melhorou uma boa idéia. Sem trocadilhos.


Nenhum comentário: