O que está procurando?

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Campanha da Fraternidade 2009 debate sobre segurança pública

Por: Ruston Liberato


Com o tema "Fraternidade e Segurança Pública" e o lema "A paz é fruto da justiça", a Diocese de Mossoró lança oficialmente hoje a 45.ª Campanha da Fraternidade (CF). A solenidade será às 11h, no Fórum Municipal Desembargador Silveira Martins.
Em âmbito paroquial, as atividades da edição 2009 da campanha foram iniciadas ontem pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante as celebrações eucarísticas de Quarta-feira de Cinzas nas igrejas de todo o país.
Conforme o monsenhor Américo Simonetti, pároco da Catedral de Santa Luzia, a Campanha da Fraternidade surgiu com um elemento positivo para a sociedade e a Igreja discutirem a cada ano temas relevantes da atualidade e assim juntos poderem, através dos ensinamentos de Jesus, buscar alternativas para melhorar a qualidade de vida da população.
Neste ano, o tema em questão permitirá a discussão em torno de medidas para promover a segurança pública. Ao longo da campanha, que segue até o Domingo de Ramos, as paróquias da diocese vão promover, periodicamente, encontros e palestras com a comunidade. As reuniões visam a debater sobre o crescimento da violência, a fim de procurar formas de acabar com esse mal.
"Nesta época de violência, queremos junto com a sociedade encontrar solução para combatê-la", diz o monsenhor Américo. "E não falo de somente no sentido de colocar mais policiais nas ruas, mas combater a violência na base, através da educação do cidadão, com a participação da família, escola e Igreja", afirma o padre.
O pároco destaca que a cada dia a violência vem crescendo assustadoramente em todo o mundo, por isso o tema é tão apropriado e importante de ser discutido pela campanha.
Para o religioso, apesar de ser um problema grave da sociedade, a violência não é um mal sem cura. Ele acredita que "incentivar a cultura de paz e fraternidade é a melhor maneira para promover a desejada segurança pública".
O monsenhor Américo Simonetti reconhece que as atividades para promover a paz na sociedade não são uma tarefa fácil. Entretanto, segundo o padre, esse é um trabalho possível de se realizar e o tema da Campanha da Fraternidade vai contribuir para plantar a semente do desejo da paz e da união da sociedade.
"As ações para combater a violência são um trabalho difícil, com resultado em longo prazo, mas se começarmos a pensar na educação familiar e cristã como forma de valorização do cidadão e combate à violência, já estamos dando o primeiro passo", afirma o padre.

FONTE: O Mossoroense

Nenhum comentário: