O que está procurando?

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Padre Pedro ao lado do mais recente projeto social: Casa para mulheres pobres

Hoje é dia de reconhecer 80 anos de amor ao próximo

* Caramurú

Pe. Pedro costuma dizer sobre Ronaldo Valência que a população campograndense entendeu a sua importância somente no dia do seu enterro quando a cidade ficou repleta de autoridades e lideranças de todos os segmentos sociais e políticos do Estado do Rio Grande do Norte. Realmente a gente vê cada pessoa que falava mal de Ronaldo se dizendo amigo dele e, às vezes, tem até quem diga que fizeram militância política juntos.

Felizmente com o querido mestre Pe. Pedro os reconhecimentos tem si dado ainda com ele vivo para que o mesmo possa apreciar os frutos do plantio do amor e da defesa dos mais humildes que ele tanto semeou pela terra. Também não era por menos se considerar que são 50 anos de sacerdócio dedicados a colocar em prática a mensagem de Jesus Cristo e quase 27 anos dedicados a Campo Grande. Costumo mencionar que Pe. Pedro e Ronaldo Valência têm lugar especial na história de Campo Grande.

Pe. Pedro Neefs hoje é denominação de um assentamento localizado no município de Upanema; Pe. Pedro Neefs é uma mística do Movimento Sem Terra; Pe. Pedro Neefs é membro fundador da Academia Apodiense de Letras; Pe. Pedro Neefs já foi citado em pelo menos 05 livros; Pe. Pedro Neefs é um dobrado musical feito pelo maestro Ranieri Soares; Pe. Pedro Neefs é um DVD Rocha do Oeste, produzido por Jotta Paiva; Pe. Pedro Neefs é nome de uma ONG executora do PDHC/SDT/MDA; Pe. Pedro Neefs é o maior conjunto habitacional de Campo Grande; Pe. Pedro é um centro cultural na comunidade rural Morcego; Pe. Pedro Neefs está na lista de todos os políticos do Estado que ligam para ele no seu aniversário; e, finalmente, Pe. Pedro Neefs é sinônimo de uma igreja voltada para os mais pobres.

Outro dia estava falando com ele e dizendo que o meu pai, Sr. Paiva, foi uma referência na minha vida. Eu o amava e ao mesmo me espelhava na sua conduta moral ilibada; mas confesso que embora expressasse todo o meu amor e servidão para meu pai, em poucas vezes eu verbalizei o quanto o queria bem e o quanto ele era importante na minha vida. Depois de sua morte e de Ronaldo garanti para mim mesmo que isso não aconteceria com mais ninguém que eu amasse. Por isso, tenho expressado meu amor por pessoas especiais na minha vida, como é Pe. Pedro Neefs.

O querido mestre sabe que eu sou dos vários meninos que muitas vezes na infância não passou fome porque Pe. Pedro criou um trabalho artesanal de produção de renascença para as mulheres arrimo de família que muito ajudou a minha mãe e mais de 500 mulheres garantirem os sustentos das suas famílias. Eu só posso concluir esse comentário repetindo uma frase de um grande amigo de Pe. Pedro chamado D. Heldér Câmara que costumava dizer que tem gente que é como cana de açúcar que “quanto mais se espreme mais sai doçura”. Assim é Pe. Pedro. E amanhã é dia de falar isso para ele.
* Escrito em 2008 e atualizado para o aniversário de hoje, 03/02/09.

Nenhum comentário: