O que está procurando?

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

PROFESSOR JUNIOR SOUTO, MEMBRO DA EQUIPE TÉCNICA DA SUBCOORDENADORIA DO ENSINO MÉDIO DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO ESTADO, PROFERE PALESTRA NO SEGUNDO DIA DE SEMANA PEDAGÓGICA



Por: Ruston Liberato

O professor Junior Souto, ex deputado estadual pelo PT e atualmente membro da equipe técnica da Secretaria Estadual de Educação do RN e peça importante na assessoria da Deputada Fátima Bezerra (PT), proferiu nessa manhã de terça-feira, 15, palestra para os trabalhadores em educação que participam da Semana Pedagógica, com o tema Auto Estima Profissional.
Com muita propriedade e clareza em suas colocações, Junior Souto, conseguiu passar, através de suas experiências pedagógicas e de vida, o sentimento de que a escola pública precisa urgentemente humanizar-se e trazer para o “chão da escola” o verdadeiro valor do professor. “Precisamos discutir sobre a identidade do profissional de educação, que vive, hoje, um visível desprestígio”, disse Junior Souto.
Outra preocupação do professor Junior Souto é o sistema atual de avaliação que ele, inclusive, discorda e acrescenta “que o sistema atual de avaliação é mais punitivo e segregador do que avaliativo”.
Referindo-se ao tema Auto Estima Profissional, Junior Souto, abordou exemplos de como o profissional de educação precisa ter sua auto-estima elevada para melhor conduzir seus trabalhos educacionais e para isso acontecer é preciso que o profissional de educação tenha uma vida pessoal equilibrada portando-se como sujeito/ator no processo de aprendizagem do aluno.
“Nós falamos baixo quando nos perguntam qual a nossa profissão”, diz Junior Souto, referindo-se a preocupação de como o professor ainda não conseguiu se reportar a sua importância na formação de pessoas, assim como não conseguiu atentar, ainda, para a necessidade de que o professor precisa ser um pesquisador e estar sempre atento para as mudanças e novos aprendizados.

Nenhum comentário: