O que está procurando?

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Lúcia Stumpf, é estudante de jornalismo e Presidente da UNE

O ressurgimento do movimento estudantil
* Caramuru

Os cidadãos conscientes dos direitos e deveres é condição importante na promoção do desenvolvimento dos povos. Governo e população unidos cuidam melhor dos interesses coletivos. O movimento estudantil brasileiro é prova disso. Fundamental na luta contra a ditadura militar dos anos 70 e no impeachment do Presidente Collor, a organização dos estudantes expressa nestes dois momentos da nossa história a força de suas conquistas sociais.

Desaquecido nos anos 90 pelos ataques neoliberais, revejo com animação a retomada do movimento estudantil, reciclado e atualizado em nova agenda social compatível com os desafios dos nossos tempos. Ano passado os universitários da UnB chamaram a atenção do Brasil ao derrubar o reitor corrupto.

Neste contexto, é que surgiu a presidente da UNE, Lucia Stumpf, estudante de jornalismo e com uma grande capacidade de articulação e motivação da classe estudantil. Estive com ela durante o Fórum Social Mundial, na Tenda Cubana, em Belém/PA, e ouvi uma jovem antenada com os problemas e possibilidades que o momento do país e do mundo apresenta.

A conversa com Lucia trouxe saudades dos ENJESO, do tempo em que fui vice e presidente do Grêmio Estudantil Francisco Costa de Medeiros e das lutas que travamos em Campo Grande e região. Saudades estas revestidas da satisfação pela retomada dessa luta social que é a primeira escola de política e cidadania para formar bons cidadãos.

Nenhum comentário: