O que está procurando?

domingo, 15 de novembro de 2009

Família Viana e a mudança que trouxe cidadania para 3 gerações

A reforma agrária que dá certo em Campo Grande
* Caramurú

Tanto se fala sobre reforma agrária. Se a notícia vem da grande mídia é com preconceito. Se é do povo é com desejo de um pedaço de terra para produzir. Vou contar o caso dos assentamentos Nova Vida e Pitombeira, localizados no município de Campo Grande (como eles tem muitos outros exemplos). Começo nos meados dos anos 80 quando Sr. Gerim, D. Tazinha e toda família Viana foram expulsos da terra pelo antigo patrão porque adquiriram 3 vaquinhas do Projeto Curral. "Ou cria gado ou mora na minha propriedade", resumiu o antigo patrão. A família escolheu ir embora com o rebanho bovino.

Passados alguns anos e decorridas mudanças importantes no Brasil, surge o Programa Nacional de Crédito Fundiário, complementar ao processo de reforma agrária onde a família pode comprar a terra em 20 anos com 6 de carência, rebate sobre a dívida e estruturação da terra através de recursos não reembolsáveis. O que isto tem haver com a família Viana ? Tudo! Porque foi por meio deste programa do Presidente Lula que 21 famílias da mesma árvore genealógica Viana adquiriram a mesma terra de onde antigamente haviam sido expulsos e selaram a conquista num almoço com o antigo patrão, demonstrando que no coração lavrador não se guarda rancor. A terra adquirida foi dividida em 2 assentamentos: Nova Vida e Pitombeira.

Agora a realidade é outra. Onde morava apenas 1 patrão passou a viver 21 famílias como donas, plantando gliricídia e leucena como banco de proteína para rebanhos bonitos de caprinos e bovinos. Na frente da casa tem uma área ampla de hortaliças e plantas medicinais para autoconsumo e comercialização na cidade. Aliás, as casas do assentamento Pitombeira são de 2 quartos com suítes. Nas vazantes dos 02 açudes nunca falta batata doce, feijão verde e fruteiras tropicais. No quintal muita galinha e pássaros como galos de campina que chegam em bandos de mais de 100 certos do bom tratamento ofertado pelos assentados.

A produção irrigada de 3 hectares de mamão tipo formosa se tornou uma atividade promissora no assentamento Pitombeira cujas terras são banhadas pelos 350.000.000 m3 das águas da potente barragem de Umari. A primeira produção de 48 toneladas já tem contrato fechado com outro Programa do Governo Federal chamado Compra Direta com Doação Simultânea. Através deste mecanismo o produto é compro por preço de mercado e distribuído nas escolas, creches e entidades assistenciais do município. Orlando Viana, idealizador do projeto, não esconde a alegria por contribuir na melhoria da alimentação escolar do município.

Da Barragem de Umari está iniciando mais um projeto dos VIANA. Trata-se da criação de tilápia em 12 tanques redes com compra garantida pela CONAB. E de projeto em projeto, as famílias estão se tornando cada vez mais felizes. Orlandinho, o filho mais novo, e sua esposa Penélope já tiveram o primeiro filho "nascido do assentamento". Osana, a filha mais velha, passou a dá aulas na cidade e Brena Viana segue os passos da avó, D. Tazinha, engajada nos movimentos sociais da agricultura familiar. O irmão Júnior transporta os estudantes para a sede de CG. E no final de semana todos se reúnem para comemorarem felizes os resultados conseguidos com a reforma agrária.

Ainda faltam algumas coisas para os dois assentamentos serem consolidados. No próximo ano as famílias terão direito a acessarem R$ 21 mil/família do PRONAF A e devem realizar novos investimentos. Entretanto, as conquistas parciais dão conta de duas faces importantes para o desenvolvimento nacional. A primeira é a da reforma agrária como contribuição para geração de alimentos e renda no campo, evitando o êxodo rural. A segunda, é dos programas emancipadores do Governo Federal cuja ação vai muito além do cartão bolsa família. Tem muita gente, inclusive, em Campo Grande que critica porque não conhece esta revolução invisível em curso nos diferentes lugares do Brasil, distantes da mídia e historicamente esquecidos dos governantes, mas que sabem de felicidade, o que faltava era oportunidade como esta.


Um comentário:

PARTIDO DOS TRABALHADORES disse...

Companheiro Caramurú,

Agradecemos as referencias e a matéria. Estou já organizando a nossa visita. Portanto será importante voce me dizer qual a data da despesca dos tanques redes, e qual data da colheita do mamão, pois se for possível articular as duas atividades para um mesmo período muito nos ajudará.

Logo que voce retornar os dados acima, poderemos agendar a ida da equipe.

Abração.

RAIMUNDO COSTA
SRA/MDA