O que está procurando?

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010


Deputada participará em Brasília da inauguração de 78 escolas federais
* Assessoria de comunicação de Fátima Bezerra

A deputada Fátima Bezerra participa na próxima segunda-feira (1º), às 17h, em Brasília, da cerimônia de inauguração simultânea de 78 escolas federais de educação profissional no Brasil. Do Rio Grande do Norte, será inaugurado oficialmente como campus avançado o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) da Cidade Alta (Av. Rio Branco). As escolas serão inauguradas pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva e pelo o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Para a deputada Fátima, o evento é mais um reconhecimento do governo Lula à importância da educação profissional e tecnológica em todo o país. “Hoje o RN tem 12 Institutos graças ao governo do presidente Lula. Essa é nossa maior conquista, contribuir com a expansão do ensino profissional e tecnológico para oferecer mais cidadania a nossos jovens”, comemora Fátima.

Dos 12 campus do IFRN, dez resultaram do empenho da deputada Fátima Bezerra e da direção do IFRN junto ao governo federal. Fátima é a autora da emenda ao Plano Plurianual (PPA-2003/2007) da União criando as novas unidades no Estado a partir de estudos técnicos realizados na época pelo Cefet-RN. No primeiro mandato da parlamentar, três novos campi do IFRN entraram em funcionamento: Zona Norte de Natal, Currais Novos e Ipanguaçu. Depois, outros seis foram aprovados pelo MEC no plano de expansão da rede federal e estão funcionando em Apodi, Caicó, João Câmara, Macau, Pau dos Ferros e Santa Cruz. Em setembro de 2009 foi a vez de inaugurar o campus do IFRN na Cidade Alta (Av. Rio Branco) em comemoração ao centenário do ensino profissional e tecnológico no Brasil.
O prédio do IFRN da Cidade Alta é do início do século XX. O casarão que já abrigou a Escola de Aprendizes Artífices, o Liceu Industrial, a Escola Industrial de Natal, a TV Universitária, entre outros, passou por várias reformas nas décadas de 20 e 30. Em 2007, o prédio foi devolvido ao CEFET-RN para ser restaurado como um símbolo do centenário da educação profissional e tecnológica no país.

Nenhum comentário: