O que está procurando?

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

HOLOCAUSTO NUNCA MAIS


Simone


Hoje, 27 DE JANEIRO, é celebrado o DIA INTERNACIONAL EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DO HOLOCAUSTO. Este dia é uma referência à data em que os prisioneiros em Auschwitz foram libertados pelo Exército Vermelho, em 1945. Mais do que uma lembrança e retorno ao passado, esse dia é um alerta para que catástrofes como essa, jamais venham se repetir.


O QUE FOI O HOLOCAUTO


A partir do século XIX, a palavra holocausto passou a designar grandes catástrofes e massacres até que após a Segunda Guerra Mundial o termo foi utilizado especificamente para se referir ao extermínio de milhões de pessoas que faziam parte de grupos politicamente indesejados pelo então regime nazista fundado por Adolf Hitler.

Em 1933, Adolf Hitler subiu ao poder na Alemanha e estabeleceu um regime racista sob o enganoso título de Nacional-Socialista, ou do alemão NSDAP - Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei - Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. Esse regime foi baseado na doutrina racial de acordo com a qual os alemães arianos pertencem à “raça Mestre” - Raça Pura, enquanto os judeus eram conhecidos como "Untermenschen", subumanos, que não faziam parte da raça humana. Assim como os judeus, homossexuais, comunistas, ciganos também foram vítimas de massacres.
Em 1939, o exército alemão invadiu a Polônia e deu início ao que se tornaria a Segunda Guerra Mundial. Uma série de vitórias fáceis no começo da guerra, deu a Hitler a oportunidade de implementar suas idéias. Ele começou a aniquilação do povo judeu, especialmente em solo polonês, onde vivia o maior contingente de judeus da Europa. A segunda guerra mundial teve seu fim em 1945 com a derrota da Alemanha.

Nenhum comentário: